A situação atual do ensino de Língua Estrangeira nas escolas públicas de Dourados - MS
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v7i13.4905Palavras-chave:
Língua estrangeira. Ensino de línguas. Formação do professor. Situação do ensino.Resumo
O presente artigo tem como objetivo analisar a atual situação do ensino de língua estrangeira no cenário educacional de Dourados - Mato Grosso do Sul. Para tal, evidencia-se o panorama histórico do ensino de línguas estrangeiras no Brasil, bem como suas normas e orientações sugeridas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio quanto a este ensino; destacamos, ainda, o engajamento do professor de línguas estrangeiras. Para esta análise foram feitas entrevistas em escolas públicas da cidade, com foco no ensino médio.Downloads
Referências
ALMEIDA FILHO, José Carlos Paes de. Dimensões comunicativas no ensino de línguas. Campinas, SP: Pontes, 2002.
ASSIS-PETERSON, Ana Antônia de, COX, Maria Inês Pagliariri. O drama do ensino de inglês na escola pública brasileira. In: Línguas Estrangeiras: para além do método. Cuiabá: Ed. UFMT, 2008.
BRASIL. Lei nº 5.692, de 12 de agosto de 1971. Dispõe sobre as diretrizes e bases da educação nacional.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de novembro de 1996. Dispõe sobre as diretrizes e bases da educação nacional.
BRASIL. Orientações Curriculares para o Ensino Médio. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2000.
CELANI, Maria Antonieta Alba. Professores e Formadores em Mudança: Relato de um Processo de Reflexão e Transformação da Prática Docente. São Paulo: Mercado de Letras, 2009.
CHAGAS, R. Valnir C. Didática especial de línguas modernas. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1979.
LEÃO, A. Carneiro. O ensino das línguas vivas. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1935.
LEFFA, Vilson J. O ensino de línguas estrangeiras no contexto nacional. Contexturas, APLIESP, n. 4, p. 13-24, 1999.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).