Livros didáticos como fonte de pesquisa: um mapeamento da produção acadêmica em História da Educação
Mots-clés :
Livro didático. Mapeamento de pesquisas. História da educação.Résumé
O presente artigo apresenta um mapeamento de livros, artigos, periódicos e comunicações em congressos acadêmicos que tiveram como fonte de pesquisa o livro didático. Objetivamos apresentar um panorama deste campo de pesquisa no Brasil, destacando, principalmente, a periodização e as temáticas investigadas em torno do livro didático. Nessa perspectiva, apresentamos um balanço geral das produções localizadas entre a década de 1950 até 2010, e paralelamente, especificamos os trabalhos produzidos na área de história da educação. Trata-se de uma temática atual na história da educação que ganhou maior visibilidade a partir da década de 1980. Mais da metade da produção localizada concentra-se no século XXI. Parte significativa dos trabalhos destina-se a investigar os livros didáticos da disciplina de história e de português. Outro tema em destaque se refere ao uso do livro didático para a formação de professores. Porém, as investigações mais recentes, apresentam temas novos como a produção e circulação do livro didático e o livro didático como fonte para a história da educação, o que nos permite evidenciar a importância da temática para a historiografia educacional brasileira.Téléchargements
Références
BITTENCOURT, C. M. F. Disciplinas escolares: História e pesquisa. In:
OLIVEIRA, et al. (Orgs.) História das disciplinas escolares no Brasil:
contribuições para o debate. Bragança Paulista: EDUSF, 2003.
BITTENCOURT, C. M. F. Livro didático e conhecimento histórico: uma
história do saber escolar. São Paulo, 1993. Tese (Doutorado em História
Social) – Universidade de São Paulo.
CHOPPIN, A. Les manuels scolaires: histoire et actualité. Paris: Hachette
Éducation. 1992.
CHOPPIN, A. L'histoire des manuels scolaires: un bilan bibliométrique de
la recherche française. Histoire de l'Education: Manuels scolaires, États et
sociétés - XIXe - XXe siècles. Paris, n.58, p.165-185, 1993.
CHOPPIN, A. L’histoire des manuales scolaires: une approche globale.
Historie de l’Education. Paris, n. 9, p. 1-25, 1980.
CHOPPIN, A. Los manuales escolares de ayer a hoy: el ejemplo de Francia. Historia de la Educación, Revista Interuniversitaria, Salamanca, n. 19, p. 13-37, 2000.
CORRÊA, R. L. T. O livro escolar como fonte de pesquisa em História da
Educação. Cadernos CEDES, Campinas, n. 52, v. 20, nov. 2000, pp. 11-24.
DELGADO, B. Los libros de texto como fuente para la Historia de la
Educación. Historia de la Educación, Revista Interuniversitaria, Salamanca, n. 2, p. 353-258, 1983.
ESCOLANO BENITO, A. (Org.) Historia ilustrada del libro escolar en
España: del Antiguo Régimen a la Segunda República. Madrid: Fundación
Germán Sánchez Ruipéres. 1997. v. I.
ESCOLANO BENITO, A. Historia ilustrada del libro escolar en España:
de la posguerra a la reforma educativa. Madrid: Fundación Germán Sánchez Ruipéres. 1997. v. II.
HARPER, G. H. Textbooks: an under-used source. In. History of Education
Society Bulletin, n. 25, Oxford, 1980, pp. 30-40.
MOREIRA, K. H., SILVA, M. Um inventário: o livro didático de história
em pesquisas – 1980 a 2005. São Paulo: Ed. da Unesp, 2011.
MUNAKATA, K. Produzindo livros didáticos e paradidáticos. São Paulo,
Tese (Doutorado) – PUC/São Paulo.
OSSENBACH SAUTER, G. La investigación sobre los manuales escolares
en América Latina: la contribución del Proyecto Manes. Historia de la
Educación, Revista Interuniversitaria, Salamanca, n. 19, p.195-203, 2000.
PUELLES BENÍTEZ, M. de P. Los manuales escolares: un nuevo campo de
conocimiento. Historia de la Educación, Revista Interuniversitaria.
Salamanca, n. 19, 2000, p. 5-10.
RAMOS, M. C. M. O paradidático, esse rendoso desconhecido. São Paulo:
Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas/USP, 1987. (Tese de
doutorado).
TAMBARA, E. Bosquejo de um ostensor do repertório de textos escolares
utilizados no ensino primário e secundário no século XIX no Brasil. Pelotas: Seiva Publicações, 2003.
TIANA FERRER, A. (Org.) El libro escolar, reflejo de intenciones políticas
e influencias pedagógicas. Madrid: Universidad Nacional de Educación a
Distancia-UNED, 2000.
UNICAMP. O que sabemos sobre o livro didático? Catálogo analítico.
Campinas: Ed. da Unicamp, 1989.
VALLS MONTÉS, R. V. De los manuales de Historia a la historia de la
disciplina escolar. Historia de la Educación, Revista Interuniversitaria,
Salamanca, n. 18, p. 169-190, 1999.
ZAMBONI, E. Que história é essa? Uma proposta analítica dos Livros
paradidáticos de história. Campinas: Unicamp, Tese de doutorado, 1991.