Formação de professores: problematizações e propostas para o projeto pedagógico dos cursos de licenciaturas
Mots-clés :
Formação de professores. Projeto pedagógico de curso. Ensino superior.Résumé
Propõe-se neste artigo uma discussão sobre a formação de professores dos cursos de licenciaturas das Instituições de Ensino Superior tendo como foco central a análise do Projeto Pedagógico de Curso. Aborda-se o processo e expansão da universidade brasileira no contexto mercadológico e suas consequências para as políticas públicas de gestão do ensino superior, além de suas implicações nos cursos de formação inicial de professores. A partir dos três elementos centrais do Projeto Pedagógico de Curso, concepção de educação, perfil do egresso e metodologia de ensino o artigo tece críticas ao modelo mercantil de educação e pensa a formação de professores como processo de autoformação cultural, o que remete à Paideia grega.Téléchargements
Références
BRASIL. Lei Federal 9394/1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da
Educação Nacional.
DELEUZE, G. & PARNET, C. Diálogos. São Paulo: Escuta, 1998.
FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. 10 ed. Rio de Janeiro:
Paz e Terra, 1980.
JAEGER, W. Paidéia: a formação do homem grego. Trad. Artur M.
Parreira. 4ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
NIETZSCHE, F. Escritos sobre a educação. Trad. Noéli Correia de Melo
Sobrinho. Rio de Janeiro: PUC/Rio e editora Loyola, 2003.
NÓVOA, A. (org.). Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992.
SGUISSARDI, V. Modelo de expansão da educação superior no Brasil:
predomínio privado/mercantil e desafios para a regulação e a formação
universitária. In: Educação e Sociedade. Campinas, vol. 29, n. 105, p. 991-1022, set./dez. 2008. Disponível em http://www.cedes.unicamp.br,
Acessado em 10/01/2012.
VEIGA, I. P. A. (org). Didática: o ensino e suas relações. Campinas:
Papirus, 1997.