O fechamento das escolas normais em Mato Grosso (1937–1947)
DOI :
https://doi.org/10.30612/eduf.v12in.esp.1.17108Mots-clés :
Formação docente, História da Educação, Educação Mato GrossoRésumé
Este texto tem como objetivo analisar as representações construídas em relação ao ensino normal diante do fechamento das escolas normais em Mato Grosso, no período de 1937 a 1947. O recorte temporal selecionado deve-se ao encerramento das atividades da Escola Normal Pedro Celestino no final de 1937, bem como à retomada do ensino normal em 1947. Diante dessa situação, questiona-se como a extinção das escolas normais foi retratada nos documentos oficiais emitidos pela gestão estadual. O embasamento teórico para este estudo consiste no conceito de representações desenvolvido por Roger Chartier (1990), assim como na abordagem de Antônio Nóvoa (1995) sobre a profissionalização docente. Para a elaboração deste artigo, foram consultados os decretos e mensagens governamentais encontrados no Arquivo Público de Mato Grosso. As narrativas presentes nos documentos públicos buscavam retratar que a decisão de fechar a instituição de formação de professores proporcionaria um cenário propício para o desenvolvimento do ensino estadual.
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