A implantação da gestão por competências na educação pública do estado de Mato Grosso do Sul

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/eduf.v14iesp.1.19681

Palavras-chave:

Neoliberalismo, Gestão gerencial, Competitividade, Desempenho e resultado

Resumo

Este artigo objetiva analisar a implantação do modelo de gestão por competências nos serviços públicos do estado de Mato Grosso do Sul, em especial, na educação. Foram apresentados os aspectos teóricos sobre o conceito de gestão por competências, além de questões alusivas à educação pública. As fontes para a análise de dados referem-se aos documentos oficiais, especialmente, a legislação e dados coletados em sites do governo, nelas podem ser identificadas as prioridades referentes a implantação do modelo de gestão por competências que têm orientado, por exemplo, as políticas educacionais. Os resultados revelam que a busca pela eficiência nos setores públicos tem favorecido a inserção de novos modelos de gestão de cunho gerencial que objetivam mudanças que afetam não somente a organização, mas a interiorização de novos objetivos, a constituição de novas habilidades técnicas e as mudanças subjetivas e comportamentais que possibilitam a construção de sujeitos mais produtivos e competitivos. Para a educação propõe avaliar todos os segmentos da escola e, a partir dos resultados obtidos, condicionar a distribuição de verbas conforme os critérios de eficiência e produtividade.

 

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Biografia do Autor

Andrêssa Gomes de Rezende Alves, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2011), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2014) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2018), na Linha de Pesquisa “História, Políticas e Educação “. Atualmente é professora efetiva da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional, atuando nas seguintes temáticas: Estado e política educacional, parceria público/privado, gestão educacional.

Leandro Picoli Nucci, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Católica Dom Bosco (2010), graduação em Pedagogia pela Universidade Metropolitana de Santos (2017), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2013) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2017). Atualmente é docente do ensino superior da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. , atuando principalmente nos seguintes temas: políticas educacionais e formação de professores.

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Publicado

2024-12-30

Como Citar

ALVES, Andrêssa Gomes de Rezende; NUCCI, Leandro Picoli. A implantação da gestão por competências na educação pública do estado de Mato Grosso do Sul. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 14, n. esp.1, p. e024005, 2024. DOI: 10.30612/eduf.v14iesp.1.19681. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/educacao/article/view/19681. Acesso em: 18 mar. 2025.