A implantação da gestão por competências na educação pública do estado de Mato Grosso do Sul
DOI:
https://doi.org/10.30612/eduf.v14iesp.1.19681Palavras-chave:
Neoliberalismo, Gestão gerencial, Competitividade, Desempenho e resultadoResumo
Este artigo objetiva analisar a implantação do modelo de gestão por competências nos serviços públicos do estado de Mato Grosso do Sul, em especial, na educação. Foram apresentados os aspectos teóricos sobre o conceito de gestão por competências, além de questões alusivas à educação pública. As fontes para a análise de dados referem-se aos documentos oficiais, especialmente, a legislação e dados coletados em sites do governo, nelas podem ser identificadas as prioridades referentes a implantação do modelo de gestão por competências que têm orientado, por exemplo, as políticas educacionais. Os resultados revelam que a busca pela eficiência nos setores públicos tem favorecido a inserção de novos modelos de gestão de cunho gerencial que objetivam mudanças que afetam não somente a organização, mas a interiorização de novos objetivos, a constituição de novas habilidades técnicas e as mudanças subjetivas e comportamentais que possibilitam a construção de sujeitos mais produtivos e competitivos. Para a educação propõe avaliar todos os segmentos da escola e, a partir dos resultados obtidos, condicionar a distribuição de verbas conforme os critérios de eficiência e produtividade.
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