As trajetórias de formação de professores no município de Naviraí (1960 – 2012)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/eduf.v9i27.12640

Palavras-chave:

Histórias de docência. Projetos de Formação. História Oral. Mato Grosso do Sul.

Resumo

A finalidade do estudo foi caracterizar a trajetória de formação de professores do município de Naviraí/MS entre os anos de 1960 a 2012.  A fim de compreender aspectos acerca da história da formação docente no Brasil, pontuando questões sobre a formação de professores em Mato Grosso uno e constatar o processo vivido pelos professores que iniciaram suas carreiras como professores leigos e foram em busca da habilitação para o magistério e a conquista da formação em nível superior. Optamos por discutir e apresentar a formação docente por meio dos relatos orais da história vivida pelos professores. Para tanto, adotamos como proposta metodológica a realização de entrevistas semiestruturadas embasadas na História Oral Temática. Os relatos esclarecem que a formação, durante a sua trajetória profissional em projetos de formação ou cursos ofertados pelo Ministério da Educação, possibilitaram aperfeiçoamento profissional e a continuidade da atuação desses professores. E houve uma tentativa de firmar posições de poder em novas configurações que se ajustam aos contextos sociais organizados. Assim, coube aos professores buscar a formação superior para garantir o status de poder enquanto profissionais da educação e o respeito pelos seus pares.

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Publicado

2020-09-23

Como Citar

MONTIEL, Larissa Wayhs Trien; SILVA, Luciene Clea da; FARIA, Adriana Horta de; RODRIGUES, Giseli Tavares de Souza. As trajetórias de formação de professores no município de Naviraí (1960 – 2012). Educação e Fronteiras, Dourados, v. 9, n. 27, p. 103–117, 2020. DOI: 10.30612/eduf.v9i27.12640. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/educacao/article/view/12640. Acesso em: 25 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê “Formação de Professores para a Infância: História, Políticas, Diversidade e Cultura”