A teoria importa?

Auteurs

  • Gustavo Martins Piccolo UFSCar (Universidade Federal de São Carlos)
  • Enicéia Gonçalves Mendes UFSCar

Mots-clés :

Teoria, Deficiência, Sociologia.

Résumé

O presente texto busca destacar a importância nodal assumida pela teoria como preposto ontológica fundamental ao pensar e transformar da realidade que nos cerca, ávida em pensares esvaziados tão característica dos tempos hodiernos. Tempos estes que tendem a naturalizar os mais distintos fenômenos sociais, dificultando seu entendimento e a possibilidade de tracejar de um distinto futuro. A deficiência é certamente um destes fenômenos, vista como falha biológica tem sido sistematicamente abortada em seu pensar como produção histórica, transpasso de fundamental importância para o fomento de políticas públicas e de um novo entendimento do próprio conceito, temas abordados no presente artigo.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Gustavo Martins Piccolo, UFSCar (Universidade Federal de São Carlos)

Doutor em Educação Especial pela UFSCar e professor efetivo da secretaria de Educação.

Enicéia Gonçalves Mendes, UFSCar

Pós-Doutorado SORBONNE- UNIVERSITE PARIS V- RENE DESCARTES; Doutora em Psicologia pela USP e professora adjunta da UFSCar.

Références

ADORNO, T. W. Notas Marginais sobre teoria e práxis. Petrópolis, Vozes,

BARNES, C. Un chiste malo: rehabilitar a las personas con discapacidad en una sociedad que discapacita. México: FCE, 2009.

FERNANDES, F. Circuito fechado: quatro ensaios sobre o poder

institucional. São Paulo: HUCITEC, 1976.

GIDDENS, A. Sociology. 6º edição. Cambridige: Polity Press, 2006.

LÊNIN, V, I. Que fazer?: as questões palpitantes do nosso movimento.

Kyra Hoppe (Trad.). São Paulo: HUCITEC, 1979.

MARX, K. A questão judaica. São Paulo: Centauro, 2003.

MARX, K. Critica de la filosofia del estado de Hegel. México: Grijalbo,

MARX, K. O Capital: crítica da economia política. São Paulo: Nova

Cultural, 1996. v.1.

OLIVER, M. The Politics of disablement. Macmillan, Basingstoke, 1990.

OLIVER, M. Understanding disability: from theory to practice. Macmillan;

OMOTE, S. Estigma no tempo da inclusão. Revista Brasileira de Educação

Especial, Marília, v. 10, n. 3, p. 287-308, 2004.

STIKER, H. J. Corps infirmes et sociétés. Paris: Dunod, 2006.

UPIAS, Fundamental Principles of Disability Union of the Physically

Impaired Against Segregation, 1976. Disp. em: http://www.leeds.ac.uk/disabilitystudies/archiveuk/archframe.htm. Acesso em 10/03/2012.

Téléchargements

Publiée

2012-12-27

Comment citer

PICCOLO, Gustavo Martins; MENDES, Enicéia Gonçalves. A teoria importa?. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 2, n. 6, p. p.73–86, 2012. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/educacao/article/view/1529. Acesso em: 22 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos Demanda Contínua