Vol. 8 No. 22 (2018): Dossiê inclusão, interculturalidade e inovação pedagógica no ensino superior

					Afficher Vol. 8 No. 22 (2018): Dossiê inclusão, interculturalidade e inovação pedagógica no ensino superior
Publié-e: 2018-11-20

Apresentação

  • Apresentação

    DOI: https://doi.org/10.30612/eduf.v8i22.9031
    Alessandra Cristina Furtado
    1-2

Editorial

  • Editorial

    DOI: https://doi.org/10.30612/eduf.v8i22.9035
    Mirlene Ferreira Macedo Damázio, Mylene Cristina Santiago
    3-5

DOSSIÊ: INCLUSÃO, INTERCULTURALIDADE E INOVAÇÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO SUPERIOR

  • O processo de construção do OIIIIPe: questões teóricas e metodológicas

    DOI: https://doi.org/10.30612/eduf.v8i22.9039
    Mônica Pereira dos Santos, Mayara Carvalho de Oliveira, Raquel Batalha de Oliveira
    06-17
  • Inovação pedagógica na universidade

    DOI: https://doi.org/10.30612/eduf.v8i22.9041
    Adriana Campani, Rejane Maria Gomes da Silva, Paulina Maria Mendes Parente
    18-34
  • Grupo de pesquisa “Formar”: inovação ou reinvenção de saberes?

    DOI: https://doi.org/10.30612/eduf.v8i22.9043
    Mônica Vasconcellos, Mylene Santiago
    35-46
  • Tendências das pesquisas sobre inclusão na Educação Superior: contribuições da teoria histórico-cultural

    DOI: https://doi.org/10.30612/eduf.v8i22.9044
    Alexandra Ayach Anache, Rosely dos Santos Madruga
    47-61
  • Indígenas nas escolas de educação básica da Cidade do México

    DOI: https://doi.org/10.30612/eduf.v8i22.9045
    Nicanor Rebolledo
    62-71
  • Políticas educacionais e educação intercultural: implicações sobre os currículos escolares e construção de identidades descolonizadas

    DOI: https://doi.org/10.30612/eduf.v8i22.9706
    Filomena Lucia Gossler Rodrigues da Silva, Sonia Regina de Souza Fernandes, Sadi José Rodrigues da Silva
    72-88
  • Formação de professores e inclusão educacional na Universidade Católica de Maule

    DOI: https://doi.org/10.30612/eduf.v8i22.9047
    Juan Cornejo Espejo
    89-114
  • O Ensino Superior perante as demandas da educação inclusiva: o que pensam os gestores da Universidade Federal de Ouro Preto

    DOI: https://doi.org/10.30612/eduf.v8i22.9048
    Marco Antônio Melo Franco, Marcilene Magalhães da Silva, Carla Mercês da Rocha Jatobá Ferreira
    115-130
  • Educação especial na perspectiva inclusiva e o serviço do atendimento educacional especializado: da escola à universidade

    DOI: https://doi.org/10.30612/eduf.v8i22.9049
    Mirlene Ferreira Macedo Damázio
    131-146
  • Acessibilidade e permanência no Ensino Superior: uma análise sobre inclusão, interculturalidade e inovação pedagógica na UERJ e na UFRJ

    DOI: https://doi.org/10.30612/eduf.v8i22.9050
    Maicon Salvino Nunes de Almeida, Fernanda Iglesias Webering, Valeria de Oliveira Silva, Mayara Carvalho de Oliveira
    147-159
  • A diversidade cultural na formação e atuação de professores

    DOI: https://doi.org/10.30612/eduf.v8i22.9051
    Vera Lúcia Messias Fialho Capellini, Janaina de Oliveira Macena
    160-176
  • Música e ecologia acústica na formação de professores: cultura auditiva significativa e educação

    DOI: https://doi.org/10.30612/eduf.v8i22.9052
    Paula Maria Aristides de Oliveira Molinari, Marisa Trench de Oliveira Fonterrada
    177-184
  • Psicologia e Letras Libras: um encontro na busca por uma educação inclusiva no Ensino Superior

    DOI: https://doi.org/10.30612/eduf.v8i22.9053
    Denise Mesquita de Melo Almeida, Janete de Melo Nantes
    185-195

Artigos Demanda Contínua

  • Rememorar para preservar: contação de histórias como instrumento da educação patrimonial

    DOI: https://doi.org/10.30612/eduf.v8i22.9054
    Ana Karoliny Teixeira da Costa, Leoné Astride Barzotto
    196-207
  • O influxo das políticas de avaliação sobre o trabalho docente

    DOI: https://doi.org/10.30612/eduf.v8i22.9055
    Rogéria Moreira Rezende Isobe, Valéria Moreira Rezende, Lúcia de Fátima Valente
    208-220
  • Procedimentos metodológicos para se eleger categorias de análise baseadas em referências teórico-conceituais

    DOI: https://doi.org/10.30612/eduf.v8i22.9056
    Bryann Breches, Vanda Mendes Ribeiro, Claudia Lemos Vóvio, Célia Maria Haas
    221-235

Resenhas

  • Formação docente: algumas considerações sobre as políticas e as Faculdades de Educação

    DOI: https://doi.org/10.30612/eduf.v8i22.9057
    Rafael Nunes Rosa, Renato Amorim
    236-240