A produção científica no Brasil acerca das contribuições do Pibid aos licenciados egressos

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.30612/eduf.v12i00.16144

Mots-clés :

Educação, Pibid, Egressos, Políticas educacionais

Résumé

O presente trabalho tem por objetivo mapear a produção científica no Brasil relacionada às contribuições do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) aos licenciados egressos, a partir do recorte de publicações socializadas no período de 2014 a 2020. A metodologia utilizada foi de abordagem qualitativa, realizada por meio do levantamento bibliográfico de teses e dissertações publicadas no Banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), de trabalhos completos em anais de reuniões nacionais realizadas pela Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) e artigos publicados em periódicos na base de dados Scientific Eletronic Online (SciELO). Os referenciais teóricos foram fundamentados nos textos de Marcelo (2009), Pimenta (2005), Garcia (1999) e Nóvoa (1992) e (2017). O mapeamento realizado permitiu observar que, para os egressos, o Pibid tem cumprido seu papel social na formação dos futuros professores, contribuindo significativamente para sua atuação e permanência na docência. Além disso, entre outros fatores, existe uma lacuna referente à escassez de trabalhos sobre a avaliação de políticas e programas voltados para os egressos do Pibid, principalmente no âmbito de projetos institucionais.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Adriana de Fátima Vilela Biscaro, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Dourados – MS – Brasil

Professora Adjunta da Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia (FACET). Doutorado em Educação (UFGD).

Maria Alice de Miranda Aranda, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Dourados – MS – Brasil

Professora Associada da Faculdade de Educação (FAED). Doutorado em Educação (UFMS).

 

Références

BRASIL. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Portaria n. 096, de 18 de julho de 2013. Estabelece as normas gerais do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID. Brasília, DF: MEC, CAPES, 2013. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/portaria-096-18jul13-aprovaregulamentopibid-pdf. Acesso em: 10 dez. 2021.

FERNANDES, Domingos. Avaliação de programas e projetos educacionais: das questões teóricas às questões das práticas. In: FERNADES, Domingos (org.). Avaliação em educação: olhares sobre uma prática social incontornável. Pinhais, PR: Editora Melo, 2011.

FERREIRA, Norma Sandra de Almeida. As pesquisas denominadas “Estado da Arte”. Educação & Sociedade, ano XXIII, n. 79, ago. 2002.

GARCÍA, Carlos Marcelo. Formação de professores: para uma mudança educativa. Porto: Porto Editora, 1999.

GATTI, Bernardete Angelina. A formação inicial de professores para a educação básica: as licenciaturas. Revista USP, n. 100, p. 33-46, dez./jan./fev. 2014.

LORDELO, José Albertino Carvalho; DAZZANI; Maria Virgínia Machado. A importância dos estudos com egressos na avaliação de programas. In: LORDELO, José Albertino Carvalho; DAZZANI; Maria Virgínia Machado. (org.). Estudos com estudantes egressos: concepções e possibilidades metodológicas na avaliação de programas. Salvador: EDUFBA, 2012.

MARCELO, Carlos. Desenvolvimento profissional docente: passado e futuro. Sísifo Revista de Ciências da Educação, Lisboa, n. 8, p. 7-22, jan./abr. 2009.

NÓVOA, Antônio. A Formação de professores e profissão docente. In: NÓVOA, A. Os professores e a sua formação. Lisboa: Publicações Don Quixote, 1992. p. 13-33.

NÓVOA, Antônio. Firmar a profissão como professor, afirmar a profissão docente. Cadernos de Pesquisa, v. 47, n. 166, p. 1106-1133, out./dez. 2017.

PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores: identidade e saberes da docência. In: PIMENTA, Selma Garrido. (org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. 4 ed. São Paulo: Cortez, 2005.

RUIZ, Antônio Ibañez; RAMOS, Mozart Neves; HINGEL, Murilo. Escassez de professores no Ensino Médio: Propostas estruturais e emergenciais. Relatório produzido pela Comissão Especial Instituída para estudar medidas que visem a superar o déficit docente no Ensino Médio (CNE/CEB). 2007.

Publiée

2022-03-10

Comment citer

BISCARO, Adriana de Fátima Vilela; ARANDA, Maria Alice de Miranda. A produção científica no Brasil acerca das contribuições do Pibid aos licenciados egressos. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 12, n. 00, p. e023006, 2022. DOI: 10.30612/eduf.v12i00.16144. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/educacao/article/view/16144. Acesso em: 23 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos Demanda Contínua