O educador e a escola de tempo integral no Brasil: quem vai “fazer acontecer”?

Autores

  • Mercês Pietsch Cunha Mendonça Universidade Federal de Goiás (UFG)
  • Iolene Mesquita Lobato Universidade Federal de Goiás (UFG) https://orcid.org/0000-0001-7014-0912
  • Edna Perpetua dos Santos Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

DOI:

https://doi.org/10.30612/eduf.v9i26.12763

Palavras-chave:

Educação Integral. Implementação. Professor.

Resumo

O artigo discorre sobre o papel do educador na educação integral e integrada no Brasil. Pretende-se analisar como o modelo integral foi construído, implementado e como está sendo revisto, bem como as necessidades de interação dos diversos atores no processo de EII. Também discute os requisitos de uma educação integral e integrada e o nível de preparação docente para implementação desse modelo. Sugerem-se questionamentos sobre a importância do professor enquanto implementador, analisador, catalisador de melhorias e aprendizado, enfim, protagonista do processo de EII e busca-se ao final ressaltar que melhorias, ainda, podem ser feitas para que o “filtro” pelo qual todo aluno passa esteja cada vez mais eficaz em sua função.

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Publicado

2020-09-23

Como Citar

MENDONÇA, Mercês Pietsch Cunha; LOBATO, Iolene Mesquita; SANTOS, Edna Perpetua dos. O educador e a escola de tempo integral no Brasil: quem vai “fazer acontecer”?. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 9, n. 26, p. 99–107, 2020. DOI: 10.30612/eduf.v9i26.12763. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/educacao/article/view/12763. Acesso em: 25 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê “Formação e Profissão Docente sob Diferentes Olhares”