Impactos sociais da pandemia: o lazer dos/as professores/as

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DOI:

https://doi.org/10.30612/eadtde.v9i11.16100

Palabras clave:

Lazer, Professores, Pandemia, Impactos Sociais

Resumen

A pandemia de Covid-19 vem produzindo repercussões epidemiológicas em escala nacional com efeitos devastadores sobre as populações de ordem social, econômicas, políticas, culturais e históricas sem precedentes na nossa história recente das epidemias. No Ceará, até 11 de outubro de 2020, foram confirmados 260.154 casos de COVID-19 e 9.134 número de óbitos acumulados. Fortaleza se transformou em um dos epicentros nacionais da doença, alcançando o terceiro lugar no Brasil e o primeiro na região Nordeste. O objetivo deste ensaio foi identificar os principais efeitos sociais nas professoras e professores da educação básica do Estado do Ceará. Este escrito conforma uma abordagem quantitativa, descritiva e transversal, em que foi feito um levantamento por questionário eletrônico, utilizando o Google Forms e grupos de WhatsApp, acerca dos critérios de avaliação das barreiras sobre o lazer do coletivo de professores. Em condições normais, as atividades de lazer preferidas foram as atividades intelectuais, atividades artísticas e as atividades sociais. Durante a pandemia, permaneceu como mais utilizado nos horários de lazer as atividades intelectuais, atividades manuais e Físico-Esportivo. Em Fortaleza as principais barreiras para o lazer durante a pandemia estão associadas a restrições estruturais, tendo por um lado o clima de insegurança devido a violência urbana e de terror devido ao corona vírus, e por outro, a falta de acesso aos inúmeros equipamentos de lazer disponíveis na cidade e públicos (praias, praças, lagoas, polos de lazer, shoppings, arenas de esportes, parques ecológicos) todos interditados pelos decretos implementados  para controlar o avanço da enfermidade, como isolamento e quarentena.

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Publicado

2021-06-20

Cómo citar

Cavalcante, J. S., Campos, A. S., & Ferreira, H. S. (2021). Impactos sociais da pandemia: o lazer dos/as professores/as. EaD & Tecnologias Digitais Na Educação, 9(11), 145–159. https://doi.org/10.30612/eadtde.v9i11.16100

Número

Sección

Relatos de experiência