Proposta de Framework para apoio ao planejamento de aulas do ensino superior no modelo emergencial remoto
DOI:
https://doi.org/10.30612/eadtde.v9i11.16053Palavras-chave:
Ensino Remoto Emergencial, Educação, Pandemia, Design AudiovisualResumo
Diante da crise sanitária mundial causada pela pandemia do coronavírus no início de 2020, diversos setores globais tiveram suas atividades afetadas pelas medidas de prevenção adotadas pelo mundo, tendo como principal delas o distanciamento social. A educação foi um dos setores da sociedade mais impactado, sendo adotadas medidas para que o ensino pudesse continuar de
forma remota e emergencial sem que colocasse a saúde dos professores, alunos e servidores em risco. Com essa mudança de paradigma educacional, diversos problemas surgiram diante do processo de ensino e aprendizagem com uso dos meios digitais como tecnologias de suporte ao ensino remoto. Este trabalho tem como objetivo analisar e propor um material de apoio para os professores do ensino superior que tiveram que migrar seus métodos de ensino presenciais para o modelo do ensino remoto emergencial. Como proposta para minimizar esses impactos da mudança, iremos propor um framework5 para que os professores possam planejar suas aulas pensando nas características, estratégias e recursos digitais que podem ser utilizados nessa nova modalidade de ensino, tendo em vista sempre a promoção de um maior engajamento dos alunos durante as aulas, e com isso obter uma melhora no ensino e aprendizagem de modo geral.
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