The model of the genre “Facebook argumentative comment”

Authors

DOI:

https://doi.org/10.30612/raido.v14i34.9403

Keywords:

Teaching. Text Genres. Didactic model of genres. “Facebook argumentative comment” text genre.

Abstract

This paper is a part of a Master research-action developed on high school level, that aimed the implementation of a didactic sequence of genres to the English Language teaching, that it had as teaching object the text genre “Facebook argumentative comment”. On this work, we presente the didactic model process of this genre, that was result of a bibliographic and documental analysis, from which it was possible to identify basically two types of the genre “Facebook comment”, but we focused on the argumenta-tive one, by affording more opportunities of debating polemic subjects with students and, this way, approximating the communicative need to their reality. It is expected this paper gives support to the elaboration of didactic materials that encompass the genre, including those that are on social medias and that have a great proximity of the teenagers, as object/instrument of the language teaching, as the foreign as the maternal one.

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Author Biographies

Daniele Conde Peres Resende, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)

Possui graduação em Letras Português/Inglês pela UniCesumar (2016), especialização em Educação Especial Inclusiva pela Faculdade São Braz (2017) e mestrado em Ensino pela Universidade Estadual do Norte do Paraná. É professora de Língua Inglesa do Colégio Sesi de Bandeirantes desde 2017.

Rodrigo de Souza Poletto, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)

Sua graduação é de Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP de Assis, Mestrado e Doutorado em Ciências Biológicas (Botânica) pela UNESP de Botucatu. Atualmente é professor na graduação e no Curso de Mestrado Profissional em Ensino e no Mestrado em Agronomia da Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP. Possui experiência na área de Botânica, com ênfase em Fisiologia Vegetal, atuando principalmente com germinação de sementes e plantas medicinais. Trabalha desde 1994 na área de Educação Ambiental iniciando como monitor no Instituto Florestal de Assis, monitor no Jardim Botânico da UNESP de Botucatu e ministrando aulas e cursos pelas Universidades onde atuou e no Instituto Florestal de Assis. Participa dos Grupos de Pesquisas "Núcleo de Pesquisa em Educação Ambiental da UENP" e do Grupo GPFOP que trabalha o Ensino de Ciências. Na graduação ministra aulas na disciplina de "Fisiologia Vegetal" e no Mestrado em Ensino na disciplina "Práticas no Ensino de Ciências Naturais", além de auxiliar nos estágios nas Escolas e no Programa do PIBID. É chefe do Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa e Ensino de Botânica e Educação Ambiental LIPEBEA.

Eliana Merlin Deganutti de Barros, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)

Possui graduação em Letras/Anglo pela Universidade Estadual de Londrina (2005), especialização em Metodologia do Ensino Superior pela Unopar (2007) e mestrado (2008/bolsa CAPES) e doutorado (2012/bolsa CAPES) em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina. É professora adjunta da Universidade Estadual Norte do Paraná (UENP/Cornélio Procópio), atuando na Graduação em Letras Português-Inglês, na especialização em Ensino da Língua Portuguesa (EAD), no Mestrado Profissional em Letras, PROFLETRAS e no Mestrado em Ensino (PPGEN). É coordenadora pedagógica da Especialização em Ensino da Língua Portuguesa, no sistema EAD, financiada pela UAB. Coordenada projeto vinculado ao Programa de Formação da CAPES Residência Pedagógica na área de Língua Portuguesa. É a coordenadora geral do Comitê de Iniciação Científica da UENP. Representante do Paraná no Programa Escrevendo o Futuro (Olimpíada de Língua Portuguesa), como docente formadora de professores. É líder do Grupo de Pesquisa/CNPQ "Diálogos linguísticos e ensino: saberes e práticas" (DIALE /UENP),  e pesquisadora dos GP "Gêneros textuais e mediações formativas" (GEMFOR /UEL) e GEDFOR (UFGD). Tem experiência na área de Linguística Aplicada, Ensino da Língua Portuguesa e Formação de Professores , atuando principalmente nos seguintes temas: letramentos, gêneros textuais e transposição didática a partir do procedimento sequencia didática de gêneros. Desenvolve pesquisas com base na fundamentação teórico-metodológica do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD).

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Published

2020-07-16

How to Cite

Resende, D. C. P., Poletto, R. de S., & Barros, E. M. D. de. (2020). The model of the genre “Facebook argumentative comment”. Raído, 14(34), 225–243. https://doi.org/10.30612/raido.v14i34.9403

Issue

Section

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