Elaboração de materiais didáticos alternativos para o ensino de gêneros
uma experiência de formação de professores de português no curso de licenciatura em pedagogia
DOI:
https://doi.org/10.30612/raido.v16i40.16389Palavras-chave:
Língua Portuguesa, Gêneros textuais, Materiais Didáticos, Formação de professores, PedagogiaResumo
O artigo proposto tem como objetivo refletir sobre as possíveis implicações de uma experiência envolvendo a produção de sequências didáticas (SD) para a formação de professores de português no curso de licenciatura em Pedagogia. Tal experiência a ser relatada e discutida foi realizada com estudantes no âmbito de duas disciplinas do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE). As SD foram inspiradas no procedimento didático sistematizado por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) para o ensino de gêneros. Os(as) licenciandos(as) planejam as SD em pequenos grupos, as quais passam por um processo de revisão e reescrita sob orientação das docentes das disciplinas. Em seguida, o material produzido é socializado no “Seminário de Práticas Metodológicas de Língua Portuguesa”. Professores(as) convidados (as) têm espaço para comentar sobre as SD e sugerir alterações. Por fim, os alunos, levando em conta os comentários e sugestões feitas pelos(as) professores(as), podem ainda revisitar suas SD e realizar ajustes. Ao apresentarmos essa experiência, é nossa intenção colocar em evidência a necessidade de construirmos um itinerário formativo (DINIZ; LIMA; SOBRAL JR., 2021) em sala de aula que procure articular teoria e prática na formação inicial dos professores. Notamos que a produção desses materiais alternativos tem possibilitado aos estudantes refletir sobre alternativas didáticas para o ensino, com vistas ao fortalecimento do seu exercício profissional enquanto futuros pedagogos/as.
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