Os efeitos da formação inicial na planificação de sequências didáticas por graduandos em pedagogia
DOI:
https://doi.org/10.30612/raido.v16i40.16387Palavras-chave:
formação inicial de professores, ensino de língua portuguesa, planificação de sequências didáticasResumo
Considerando as possíveis contribuições dos norteamentos teórico-metodológicos das disciplinas voltadas para o ensino de língua portuguesa no curso de Pedagogia da UFCG para a formação inicial de pedagogos, neste estudo investigamos os efeitos de tais orientações para o trabalho planificado por graduandos no âmbito dessas disciplinas. Para tanto, fundamentamo-nos teoricamente nos pressupostos da Linguística Aplicada, especificamente nas contribuições do Interacionismo Sociodiscursivo. O corpus analisado foi constituído por duas sequências didáticas produzidas por alunos do referido curso, que tinham como objetivo o trabalho com o texto nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Constatamos como efeito dos norteamentos teórico-metodológicos da formação, em primeiro lugar, o trabalho com os gêneros textuais como foco central da planificação, buscando integrar os eixos do ensino de língua para a abordagem dos textos. Em segundo lugar, observamos a exploração das dimensões social e cognitiva da língua, materializadas no estabelecimento dos parâmetros sociosubjetivos para a produção textual, bem como nos direcionamentos para o planejamento e a reescrita de textos.
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