Léxico e ensino: uma análise do uso das preposições menos frequentes em um corpus de aprendizes de Língua Espanhola

Autores

  • Jéssyca Camargo Cruz Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp/FCLAr)
  • Celso Fernando Rocha Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp/Ibilce)

DOI:

https://doi.org/10.30612/raido.v11i27.5640

Palavras-chave:

Linguística de Corpus. Corpus de aprendizes de espanhol. Léxico e ensino.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo apresentar o levantamento quantitativo e a análise do uso de preposições menos frequentes (subuso) em um corpus de aprendizes de espanhol como língua estrangeira. Observamos o uso de contra, hacia, enfrente de, excepto e tras, por meio do instrumental da Linguística de Corpus, contrastando tal conjunto lexical com um corpus de apoio, composto pela gramática espanhola (normativa e descritiva) e um corpus de referência online de língua espanhola (CREA). Sendo assim, apresentamos análises efetuadas a partir de um corpus composto por 276 redações (85.729 palavras), coletado junto a dois grupos universitários de primeiro ano dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Letras, durante o período de 2011 a 2013. O levantamento dos dados foi feito com o auxílio do software WordSmith Tools (versão 6), cujas ferramentas WordList e Concord possibilitaram gerar uma lista de frequência das preposições no corpus de estudo e analisar seus respectivos usos com base nas linhas de concordâncias. Com relação aos dados coletados, observou-se instabilidade sintática no emprego das preposições e, em alguns casos, não compreensão dos aspectos semânticos relacionados ao léxico em tela.

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Biografia do Autor

Jéssyca Camargo Cruz, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp/FCLAr)

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Linguística e Língua Portuguesa da FCLAr, Unesp - Araraquara.

Celso Fernando Rocha, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp/Ibilce)

Professor Assistente Doutor do Departamento de Letras Modernas da Unesp de São José do Rio Preto e do Programa de Pós-Graduação em Linguística e Língua Portuguesa da Unesp de Araraquara - SP.

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Publicado

18.08.2017

Como Citar

Cruz, J. C., & Rocha, C. F. (2017). Léxico e ensino: uma análise do uso das preposições menos frequentes em um corpus de aprendizes de Língua Espanhola. Raído, 11(27), 338–354. https://doi.org/10.30612/raido.v11i27.5640

Edição

Seção

PARTE III - ESCRITA ACADÊMICA NO CONTEXTO DO ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA