Gênero monografia em contexto de produção acadêmica escrita

Autores

  • Clara Regina Rodrigues de Souza Universidade Federal de Pernambuco; Universidade Estadual da Paraíba.
  • Williany Miranda da Silva Universidade Federal de Campina Grande

DOI:

https://doi.org/10.30612/raido.v11i27.5598

Palavras-chave:

Monografia. Gêneros acadêmicos. Escrita.

Resumo

O gênero monografia é uma ação social que organiza a cultura acadêmica em fase de conclusão de um curso universitário de Graduação e Especialização, bem como é uma ação textual esquematizada na produção escrita. Para o presente artigo, tomamos seis exemplares deste gênero, oriundos de um curso de Letras e de Ciências Sociais, para, através de um estudo de casos múltiplos, com uma metodologia descritivo-interpretativista, analisar o referido gênero e seus movimentos recorrentes na sua seção de introdução. Com o respaldo em abordagens sociorretóricas, de Swales (1990; 2004) e de Bhatia (2004; 2009), investigamos monografias no contínuo com outros gêneros de iniciação no meio científico. Concluímos que elas revelam uma prototipicidade marcada por movimentos mais gerais, como identificação de tema, apresentação de objeto, questão e objetivos de pesquisa. Além disso, por movimentos mais específicos, como a informação de que as pesquisas são derivadas de projetos desenvolvidos no programa institucional de fomento à formação de pesquisadores (PIBIC), adaptando-se ao contexto situacional e comunicativo que evoca.

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Biografia do Autor

Clara Regina Rodrigues de Souza, Universidade Federal de Pernambuco; Universidade Estadual da Paraíba.

Doutoranda em Linguística do Programa de Pós-Graduação em Letras, da Universidade Federal de Pernambuco. Professora Substituta na Universidade Estadual da Paraíba. Coordenadora do grupo de pesquisa "Produção textual-discursiva em contextos específicos/ acadêmicos", pela UEPB.

Williany Miranda da Silva, Universidade Federal de Campina Grande

Professora do Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino, da UFCG, e membro do Grupo de pesquisa Teorias da Linguagem e Ensino.

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Publicado

18.08.2017

Como Citar

Souza, C. R. R. de, & Silva, W. M. da. (2017). Gênero monografia em contexto de produção acadêmica escrita. Raído, 11(27), 132–155. https://doi.org/10.30612/raido.v11i27.5598

Edição

Seção

PARTE I - CONFIGURAÇÕES DA ESCRITA ACADÊMICA