Escrita acadêmica e criticidade

Autores

  • Dina Maria Martins Ferreira Universidade Estadual do Ceará. Université Paris V, Sorbonne.

DOI:

https://doi.org/10.30612/raido.v11i27.5599

Palavras-chave:

Quantificação. Qualificação. Escrita acadêmica. Ética. Produtivismo.

Resumo

De uma maneira geral, o gênero acadêmico-científicos surge a partir da necessidade de se divulgar o conhecimento produzido através do método científico, com uma discussão que exija também um arcabouço de discurso científico. No Brasil, a produção científica está intrinsecamente ligada à Universidade, especialmente, a pública, cuja produção e respectiva publicação estão vinculadas, boa parte, ao financiamento dado à pesquisa. Mas este quadro de ‘perfeição’ científica é atravessado pela realidade da quantificação, deixando, muitas vezes, o aspecto qualitativo de lado. A quantificação ganha força, na medida em se a produtividade de um pesquisador também é avaliada pelo número de trabalhos apresentados ou publicados em eventos e revistas de grande relevância no âmbito científico, sem que se considere o impacto do trabalho na área de atuação do seu autor. E a busca pelo cumprimento de metas numéricas, chamada por alguns de produtivismo, acaba se tornando mais importante que a relevância ou a criatividade dos conhecimentos que estão sendo expostos através da escrita acadêmica. Sob a lâmina afiada entre quantificação e qualificação, apresentam-se, nestes estudos, indagações de cunho ético e de sobrevivência enquanto pesquisador, ou seja, de exclusão e de inclusão do pesquisador no campo universitário.

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Biografia do Autor

Dina Maria Martins Ferreira, Universidade Estadual do Ceará. Université Paris V, Sorbonne.

2º pós-doutorado, em Ciências Sociais, pela Université Paris V, Sorbonne, em co-tutoria em Estudos da Linguagem, pelo Instituto de Estudos da Linguagem, Unicamp (2009-2010); 1º pós-doutorado em Pragmática, pelo Instituto de Estudos da Linguagem, Unicamp (2002-2003); doutorado em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995); mestrado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1988). Pesquisadora do Centro de Atualidades e Cotidiano da Université Paris V, Sorbonne. Professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, Universidade Estadual do Ceará. Autora de 4 livros, organização de 4 livros, capítulo de livros, artigos nacionais e internacionais.

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Publicado

18.08.2017

Como Citar

Ferreira, D. M. M. (2017). Escrita acadêmica e criticidade. Raído, 11(27), 13–22. https://doi.org/10.30612/raido.v11i27.5599

Edição

Seção

PARTE I - CONFIGURAÇÕES DA ESCRITA ACADÊMICA