Escrita colaborativa de flash fiction e aprendizagem de Inglês como L2: o desenvolvimento da acurácia gramatical e densidade lexical

Autores

  • Diêgo Cesar Leandro Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA
  • Janaina Weissheimer Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

DOI:

https://doi.org/10.30612/raido.v11i27.5658

Palavras-chave:

Escrita colaborativa. Flash fiction. Aprendizagem. Inglês como L2.

Resumo

Escrever textos em uma segunda língua (L2) requer mais esforço cognitivo do que escrever em língua materna e, sendo a produção de linguagem benéfica ao desenvolvimento do aprendiz, faz-se necessário criar estratégias pedagógicas focadas na habilidade de escrita (writing). Este artigo vem reportar um estudo cujo objetivo foi investigar o impacto da escrita colaborativa sobre o desenvolvimento da acurácia gramatical e sobre a densidade lexical nos textos produzidos por aprendizes de inglês como L2. Os participantes produziram, colaborativamente em pequenos grupos, três peças de flash fiction, uma modalidade de narrativa curta, em 100 palavras. A produção escrita foi realizada fora de sala de aula, online por meio da ferramenta GoogleDocs, por um período de 11 semanas. Terminado o processo de escrita colaborativa, os participantes responderam a um questionário online acerca do processo de escrita colaborativa e sobre o gênero flash fiction. Os resultados quantitativos apontam para um redirecionamento de foco, do produto para o processo de composição dos textos, e para a produção de textos com mais substituições lexicais. Os resultados qualitativos revelam que os participantes identificaram tanto vantagens quanto desvantagens do processo de escrita colaborativa e da produção de flash fiction.

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Publicado

18.08.2017

Como Citar

Leandro, D. C., & Weissheimer, J. (2017). Escrita colaborativa de flash fiction e aprendizagem de Inglês como L2: o desenvolvimento da acurácia gramatical e densidade lexical. Raído, 11(27), 323–337. https://doi.org/10.30612/raido.v11i27.5658

Edição

Seção

PARTE III - ESCRITA ACADÊMICA NO CONTEXTO DO ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA