Sobre condições de autoria e de produção científica do jovem pesquisador

Autores

  • José Cezinaldo Rocha Bessa Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.30612/raido.v11i27.5647

Palavras-chave:

Autoria. Escrita científica. Pesquisa. Jovem pesquisador. Letras.

Resumo

Considerando o nosso interesse pelo estudo da escrita acadêmico-científica de jovens pesquisadores em seu percurso de formação em pesquisa, da graduação à pós-graduação, pretendemos, no presente texto, oferecer alguns elementos para a discussão sobre as condições de exercício da autoria e da produção científica desses pesquisadores no domínio das humanidades, e em específico da grande área de Letras e Linguística, no Brasil. Reportando-nos a trabalhos que discutem sobre produção do conhecimento (WATERS, 2006; DEMO, 2009; BIANCHETTI, 2012; SAVIANI, 2012; SEVERINO, 2009; dentre outros) e escrita acadêmico-científica (BOCH, 2015; PETRIĆ, 2012; STREET, 2010; dentre outros), desenvolvemos a presente reflexão explorando duas possibilidades de leitura: das condições que, via de regra, os jovens pesquisadores enfrentam para produzirem e escreverem textos científicos em nossa área às condições que pensamos poder contribuir para potencializar a autoria e a escrita científica desses pesquisadores.

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Biografia do Autor

José Cezinaldo Rocha Bessa, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Letras/Língua Portuguesa e respectivas literaturas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2005), mestrado em Estudos da Linguagem, na área de concentração em Linguística Aplicada, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2007), e doutorado em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus de Araraquara, com período de estágio de doutorado no exterior na Université de Paris VIII (bolsa PDSE/CAPES), supervisionado pela Profª Marília Amorim. Atualmente é Professor Adjunto IV da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, no Campus de Pau dos Ferros, onde atua nos cursos de graduação em Letras. É docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE/UERN), Mestrado Acadêmico. Concentra interesse pelos estudos na área de Letras, com ênfase em Linguística, em Linguística Aplicada e em Língua Portuguesa, dedicando-se especialmente a estudos informados pelas seguintes temáticas: gêneros do discurso, produção textual, ensino de língua materna, dialogismo, discurso citado, voz autoral, escrita e comunicação científica

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Publicado

18.08.2017

Como Citar

Bessa, J. C. R. (2017). Sobre condições de autoria e de produção científica do jovem pesquisador. Raído, 11(27), 23–41. https://doi.org/10.30612/raido.v11i27.5647

Edição

Seção

PARTE I - CONFIGURAÇÕES DA ESCRITA ACADÊMICA