História da infância no Brasil: contribuições do processo civilizador
Palavras-chave:
Educação. Processo civilizador. Infância institucionalizada.Resumo
Partimos da premissa que as crianças sempre existiram, todo adulto inevitavelmente já foi uma criança, mas ao longo da história a percepção do que é ser criança, até quando se é criança ou o que é a infância tem sido alvo de intensos debates nas mais diversas áreas do conhecimento − Psicologia, Sociologia, Antropologia, Saúde, História e Educação entre outras. Este artigo recorte, de uma pesquisa concluída, tem como objetivo propor uma reflexão sobre os elementos que contribuíram para as mudanças nas relações entre crianças e adultos, bem como a criação de novos espaços de convivência e de aprendizagem, caracterizados pelas instituições de atendimento à educação das crianças que foram difundidos no Brasil a partir dos séculos XIX e XX. Para tanto, utilizamos teóricos da história da infância, história da educação e as teorias de Norbert Elias, buscando suas contribuições para discutir como as relações estabelecidas entre adultos e crianças foram gradualmente mudando ao longo dos processos de socialização e civilização dos indivíduos.Downloads
Referências
ARAUJO, José Carlos Souza. Marcos filosóficos da modernidade em torno da educação da criança: antropologias da infância em disputas? In.: CARVALHO, Carlos Henrique de; MOURA, Esmeralda Blanco Bolsonaro de; ARAUJO, José Carlos Souza (Orgs.). Infância na modernidade entre educação e o trabalho. Uberlândia, MG: EDUFU, 2007.
BASTOS, Maria Helena Câmara. A educação como espetáculo. In: STEPHANOU, Maria; BASTOS, Maria Helena Câmara (Orgs.). Histórias e memórias da educação no Brasil. v. II - Século XIX. 3. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.
CAMINHA, Pero Vaz de. Carta de Pero Vaz de Caminha- a El-Rei D. Manuel sobre o achamento do Brasil. São Paulo: Editora Martin Claret, 2003. (Coleção a obra prima de cada autor).
CHAMBOULEYRON, Rafael. Jesuítas e as crianças no Brasil quinhentista. In: PRIORE, Mary Del (Org.). História das crianças no Brasil. 7. ed. 1. reimpressão. São Paulo: Contexto, 2013.
CRUZ, Gislaine. De criança a aluna: memórias da infância e da escolarização de professoras (1930-1970). Dissertação de Mestrado defendida no PPGedu da Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados/MS, 2014.
DAHER, Andréa. A conversão do gentio ou a educação como constância. In: VIDAL, Diana Gonçalves e HILSDORF, Mátria Lúcia Spedo. Brasil 500 anos: tópicos em história da educação. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2001.
ELIAS, Norbert. A sociedade dos indivíduos. Trad. Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Zahar, 1994b.
ELIAS, Norbert. O processo civilizador: uma história dos costumes. Trad. Ruy Jungmann. 2. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1994.
ELIAS, Norbert. Sobre os seres humanos e suas emoções: um ensaio sob a perspectiva da sociologia dos processos. In: O controle das emoções. GEBARA, Ademir e WOUTERS, Cas (Orgs.). João Pessoa: Editora Universitária da UFPB, 2009.
ELIAS, Norbert. A civilização dos pais. Revista Sociedade e Estado, v. 27 n.3 set/dez, 2012.
FARIAS, Mabel. Infância e educação no Brasil nascente. In: VASCONCELLOS, Vera Maria Ramos de. Educação da infância: história e política. Rio de Janeiro: Editora DPA, 2005.
GEBARA, Ademir. Civilização e descivilização na América Latina: o caso brasileiro. In: GOETTER, Jones e SARAT, Magda (Orgs.). Tempos e espaços civilizadores: diálogo com Norbert Elias. Dourados, MS: Editora UFGD, 2009.
GÉLIS, Jacques. A individualização da criança. In: CHARTIER, Roger (Org.). História da vida privada, vol. 3: da Renascença ao século das luzes. Tradução Hildegard Feist. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
GOUVÊA, Maria Cristina Soares. A escolarização da “meninice” nas Minas oitocentistas: a individualização do aluno. In: VEIGA, Cynthia Greive; FONSECA, Thais Nivia de Lima e. História e historiografia da educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
KUHLMANN JR., Moysés. Infância e Educação Infantil: uma abordagem histórica. 4. ed. Porto Alegre: Mediação, 2007.
KUHLMANN JR., Moysés; FERNANDES, Rogério. Sobre a História da Infância. In: FARIA FILHO, Luciano Mendes (Org.). A infância e sua educação: materiais, práticas e representações. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.
MARCILIO, Maria Luiza. A roda dos expostos e a criança abandonada na História do Brasil 1726-1950. In: FREITAS, Marcos Cezar de (Org.). História social da infância no Brasil. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
NUNES, Maria José Rosado. Freiras no Brasil. In: PRIORE, Mary Del (Org.). História das Mulheres no Brasil. 2. ed., São Paulo: Contexto, 1997.
OLIVEIRA, Magda Sarat. Lembranças de infância: que história é esta? Dissertação de Mestrado da Universidade Metodista de Piracicaba/UNIMEP, 1999.
PRIORE, Mary Del (Org.). História das crianças no Brasil. 7. ed., 1ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2013.
PRIORE, Mary Del (Org.). O papel branco, a infância e os jesuítas na colônia. In: PRIORE, Mary Del (Org.). História da criança no Brasil. 4. ed. São Paulo: Contexto, 1996.
RAMOS, Fábio Pestana. A história trágico-marítima das crianças nas embarcações portuguesas do século XVI. In: PRIORE, Mary Del (Org.). História das crianças no Brasil. 7. ed. 1ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2013.
SÁ, Elizabeth Figueiredo de. De criança a aluno: as representações da escolarização da infância em Mato Grosso (1910-1927). Cuiabá: EdUFMT, 2007.
SARAT, Magda. Infância e educação infantil: do renascimento à modernidade. In: SARAT, Magda (Org.). Fundamentos filosóficos da educação infantil. 2. ed. Maringá: Editora da Universidade Estadual de Maringá, 2009.
SILVA, Claudemir Dantes da. Família e Educação Infantil: relações interdependentes. Dissertação de Mestrado defendida no PPGedu da Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados/MS, 2015.
VEIGA, Cynthia Greive. A civilização das crianças pela escola (Brasil, século XX): questões teóricas e conceituais. In: XII Simpósio internacional processo civilizador: Civilização e contemporaneidade. Anais eletrônicos... Recife, 2009. Disponível em:
http://www.uel.br/grupoestudo/processoscivilizadores/ Acesso em: 15 dez 2013.
VEIGA, Cynthia Greive. História da Educação. São Paulo: Ática, 2007a.
VEIGA, Cynthia Greive. Monopolização do ensino pelo Estado e a produção da infância escolarizada. In: X SIMPÓSIO INTERNACIONAL PROCESSO CIVILIZADOR. Anais eletrônicos.... Campinas, São Paulo, 2007b. Disponível em: http://www.uel.br/grupoestudo/processoscivilizadores/ Acesso em: 15 dez 2013.