Gênero, Sexualidade e Educação Infantil: Memorial de Formação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/eduf.v9i27.12646

Palavras-chave:

Processo Civilizador. Abordagem (Auto)biográfica. História da Educação.

Resumo

Em tempos de grandes retrocessos nas conquistas que já se tinham e/ou acreditavam-se como garantidas em nosso país, ter a oportunidade de socializar o que se tem construído acerca de gênero e sexualidade na interação com a Educação Infantil, torna-se extremamente importante e necessário. Sendo assim, dar visibilidade ao memorial de formação da autora, trazendo a trajetória de trabalho com professoras é objetivo deste artigo, pois ele tratará dos caminhos e escolhas implicados nas diversas dimensões que nos formam e (con)formam. À luz do referencial teórico elisiano e da abordagem (auto)biográfica em suas interfaces com o campo educativo, pretende-se descrever e dialogar acerca das desigualdades socialmente construídas, buscando contribuir para o respeito à alteridade. Concluindo, ressalta-se, a partir dos trabalhos apresentados, a importância da realização de mais pesquisas relacionadas à temática em questão, bem como a necessidade de se prosseguir com estudos sobre gênero e sexualidade na formação docente, possibilitando ampliar discussões e debates nos diferentes contextos de educação, da comunidade e demais espaços sociais. Ou seja, entende-se como fundamental continuar a escrita da História da Educação, a partir de outros olhares, possibilitando outros fazeres.

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Publicado

2020-09-23

Como Citar

CAMPOS, Miria Izabel. Gênero, Sexualidade e Educação Infantil: Memorial de Formação. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 9, n. 27, p. 89–102, 2020. DOI: 10.30612/eduf.v9i27.12646. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/educacao/article/view/12646. Acesso em: 25 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê “Formação de Professores para a Infância: História, Políticas, Diversidade e Cultura”