Educação Primária Rural no Município de Apucarana-PR (1940-1990)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/eduf.v12i00.15322

Palavras-chave:

História da educação, Instituições escolares, Escola rural, Apucarana-PR

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar a história da educação rural em Apucarana-PR, entre as décadas de 1940 e 1990, a partir das contribuições da historiografia educacional sobre o tema e das fontes documentais e iconográficas localizadas nos acervos escolares do município. A pesquisa na área de instituições escolares tem se preocupado em reconhecer as peculiaridades locais e os sujeitos envolvidos no processo de escolarização. Neste sentido, faz-se necessário identificar as escolas primárias rurais no meio apucaranense, reconstituir sua organização e meios de criação, institucionalização e cessação em um contexto de (re) ocupação do território por migrantes e imigrantes. Neste cenário, a escola rural possibilitou a expansão da escolarização primária para a população residente nas áreas rurais, em meio ao processo de modernização do Estado do Paraná. Reconstruir o cenário da educação rural de um município justifica-se pela representação da identidade daquele espaço territorial dotado de cultura e tal cenário pode ser representado por meio dos acervos escolares; para este trabalho de pesquisa, foram visitados alguns locais e eleitos os campos de pesquisa: “Colégio Estadual Santos Dumont” onde esteve lotada a Escola Normal Regional Pestalozzi, o “Colégio Estadual Nilo Cairo” prédio que abriga os documentos da Escola Normal Secundária Ovídio Decroly, “Colégio Agrícola Estadual Manuel Ribas” antiga Escola de Produtores Rurais, Autarquia Municipal de Apucarana” onde está preservada grande parte dos documentos das escolas primárias rurais de Apucarana e “Núcleo Regional de Educação” onde foram encontradas fontes documentais gerais do município tais como livros-ata, registros de professores, matrículas de estudantes, documentos de posse de terrenos, fotografias, registro de imóveis, manuais didáticos, dentre outros. A pesquisa teve como resultado o mapeamento de 90 escolas rurais municipais, duas Escolas Normais e uma escola de trabalhadores rurais e a trajetória destas (construção, institucionalização, cessação e substituição) no contexto histórico, político, geográfico e econômico do município de Apucarana-PR (1940-1990).

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Biografia do Autor

Gabriela da Silva Sacchelli, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Apucarana – PR – Brasil

Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação. Doutoranda em Educação (UEL).

Analete Regina Schelbauer, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá – PR – Brasil

Professora Aposentada. Doutorado em Educação (USP). Pós-doutorado em História e Historiografia da Educação (UFU).

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Publicado

2022-03-10

Como Citar

SACCHELLI, G. da S.; SCHELBAUER, A. R. Educação Primária Rural no Município de Apucarana-PR (1940-1990). Educação e Fronteiras, Dourados, v. 12, n. 00, p. e023003, 2022. DOI: 10.30612/eduf.v12i00.15322. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/15322. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Demanda Contínua