Apontamentos sobre a educação profissional no norte do Paraná: história do Senac de Maringá (1955-1982)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/eduf.v10i28.13037

Palavras-chave:

Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Educação Profissional. História das Instituições Educativas. Maringá-Paraná.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo tecer apontamentos e reflexões em torno da educação profissional em Maringá, cidade situada na região Norte do Paraná, a partir da pesquisa que teve como foco o olhar para a história e a memória institucional do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Neste sentido, analisaremos aspectos da identidade cultural desta instituição educativa e, para tanto, aborda-se o processo histórico de criação, institucionalização e consolidação da instituição, com a finalidade de compreender quais as motivações que possibilitaram sua criação e seu percurso no município, gerando a expansão da instituição no Estado do Paraná. A delimitação temporal abrange o período de 1955, ano que o Senac inicia suas atividades em Maringá e se estende até 1982, período em que a pesquisa ofereceu indícios de sua consolidação. O artigo busca contribuir com o campo de estudos e pesquisas sobre a história da educação, suas instituições educativas e, mais especificamente, para a preservação da história e da memória do Senac.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BACICHETI, Marta. Abordagem sobre a contribuição do Senac na Formação de Obra de Maringá 1979-1980. 100f. 1982 (Trabalho de Conclusão de Curso) - Universidade Estadual de Maringá, Maringá, PR, 1982.

BOLETIM. Fecomércio, junho de 2015. Disponível em: http://www.fecomerciopr.com.br/publication/boletim-especial-senac-68-anos/wppa_open/. Acesso em: 04 dez. 2018.

Decreto-Lei nº 20.068, de 30 de novembro de 1945. Reconhece a Confederação Nacional do Comércio. Rio de Janeiro, RJ: Câmara Legislativa, 1945. Disponível em:http://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1940-1949/decreto-20068-30-novembro-1945-480483-publicacaooriginal-1-pe.html. Acesso em: 04 dez. 2018.

Decreto-lei n.º 8.621, de 10 de janeiro de 1946. Dispõe sobre a aprendizagem dos comerciários, estabelece deveres dos empregadores e dos trabalhadores menores relativamente a essa aprendizagem e dá outras providências. Rio de Janeiro, RJ: Governo Federal, 1946b. Disponível em: http://www2.camara.leg.br/legin/fed/declei/1940-1949/decreto-lei-8621-10-janeiro-1946-416555-norma-pe.html. Acesso em: 4 dez. 2018.

Decreto-lei n.º 8.622, de 10 de janeiro de 1946. Dispõe sobre a criação do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial e dá outras providências. Rio de Janeiro, RJ: Governo Federal, 12 jan. 1946c. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/1937-1946/Del8622.htm. Acesso em: 4 dez. 2018.

Decreto-lei n.º 4.024, de 20 de dezembro de 1961. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - Fixa as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF: Governo Federal, 14 de dezembro de 1962. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L4024.htm. Acesso em: 4 dez. 2018.

Decreto-lei n.º 7044/82, de 18 de outubro de 1982. Altera dispositivos da Lei nº 5.692, de 11 de agosto de 1971, referentes à profissionalização do ensino de 2º grau. Brasília, DF: Governo Federal, 1982. Disponível em:http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L7044.htm. Acesso em: 4 dez. 2018.

BUFFA, Ester. Os estudos sobre instituições escolares: organização do espaço e propostas pedagógicas. In: NASCIMENTO, Maria Isabel. Moura et al. (Orgs.). 130 Instituições escolares no Brasil: conceito e reconstrução histórica. Campinas, SP: Autores Associados; HISTEDBR; Sorocaba, SP: Uniso; Ponta Grossa, PR: UEPG, 2002. p. 151- 163.

CUNHA, Luiz Antonio Rodrigues da. Política Educacional no Brasil: a profissionalização do Ensino Médio. 2. ed. Rio de Janeiro: Eldorado,1977.

CUNHA, Luiz Antonio Rodrigues da. Educação e desenvolvimento social no Brasil. 11. ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1989.

FAUSTO, Boris. A História do Brasil. 14. ed. São Paulo: Edusp, 2013.

FURINI, Isabel. Desafios e triunfos: Senac Paraná 60 anos. Curitiba: SENAC PR, 2007.

GOMES, Helica Silva Carlos. Os modos de organização e produção do trabalho e a educação profissional no Brasil: uma história de dualismos e racionalidade técnica. In: MULLER, Meire Terezinha; BATISTA, Eraldo Leme (Orgs.). A educação profissional no Brasil: Campinas, SP: Alínea, 2013. p. 59-81.

Jornal O diário de Maringá, de 29 de abril de 1982, Maringá, PR, 1982.

MACHADO, Lucíliade Souza. Educação e divisão social do trabalho: contribuição do ensino técnico industrial brasileiro. São Paulo: Cortez, 1982.

MANFREDI, Silvia Maria. Educação profissional no Brasil. São Paulo: Cortez, 2002.

MARCONI, Amanda. História do SENAC Maringá: um estudo sobre Educação Profissional no Norte do Paraná (1955-1982). Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Maringá, Maringá, PR, 2017.

NASCIMENTO, Manoel Nelito. História, trabalho e educação no Brasil: os primórdios da educação profissional. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Londrina, PR, v. 3, n. 2, p. 15-25, dez. 2011.

NOSELLA, Paolo. A escola brasileira no final do século: um balanço. In: FRIGOTTO, Gaudencio (Org.). Educação e crise do trabalho: perspectivas de final de século. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998.

NUNES, Antonietta d’ Aguiar. Fontes para a História da Educação. Práxis educacional, v. 2, p. 187-206, 2006.

SABBI, Volmir. Políticas Educacionais no Brasil a dualidade educacional nas trajetórias de escolarização e profissionalização. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Maringá, Maringá, PR, 2014.

SANTANA, Graciane. Gomes. A reconstrução histórica do Senac de Uberlândia–MG: (1954 – 1974). 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, MG, 2007.

SANTOS, Jailson Alves dos. A trajetória da educação profissional. In: LOPES, et al. (Org.). 500 anos de Educação no Brasil. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.p. 205- 224.

SAVIANI, Demerval. Histórias das ideias pedagógicas no Brasil. 2. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2008.

SENAC/BR. Senac 60 anos. Rio de Janeiro: Departamento Nacional, 2006.

SENAC/BR. Relatório de Gestão referente ao ano de 1951. Curitiba: Administração Regional, 1951.

SENAC/BR. Projeto Político Pedagógico do Senac Paraná. Curitiba: Administração Regional, 2007.

SILVA, Miguel. Fernando. Peres.; GOMES, Dirceu. Herrero. A solidez de um legado. Maringá: Sinergia, 2016.

Downloads

Publicado

2020-11-22

Como Citar

MARCONI, Amanda; SCHELBAUER, Analete Regina; IVASHITA, Simone Burioli. Apontamentos sobre a educação profissional no norte do Paraná: história do Senac de Maringá (1955-1982). Educação e Fronteiras, Dourados, v. 10, n. 28, p. 189–201, 2020. DOI: 10.30612/eduf.v10i28.13037. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/educacao/article/view/13037. Acesso em: 24 nov. 2024.