Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Raído - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFGD
Início
Atual
Arquivos
Anúncios
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Equipe Editorial
Declaração de Privacidade
Contato
Buscar
Portal de Periódicos UFGD
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 11 n. 27 (2017)
v. 11 n. 27 (2017)
Publicado:
18.08.2017
Edição completa
PDF
Apresentação
Apresentação
Ângela Francine Fuza, Wagner Rodrigues Silva
9-10
PDF
PARTE I - CONFIGURAÇÕES DA ESCRITA ACADÊMICA
Escrita acadêmica e criticidade
Dina Maria Martins Ferreira
13-22
PDF
Sobre condições de autoria e de produção científica do jovem pesquisador
José Cezinaldo Rocha Bessa
23-41
PDF
Diálogos entre discursos oficiais e dos periódicos acadêmico-científicos: as práticas sociais de escrita, de produção e de circulação do conhecimento
Ângela Francine Fuza
42-65
PDF
Da produção de resumos a instâncias de metáforas gramaticais: insights de pesquisa para a escrita na esfera acadêmica
Marisa Mendonça Carneiro, Ana Larissa Adorno Marciotto Oliveira
64-82
PDF (English)
Dimensões cruzadas: escritas de universitários como apresentações discursivas na esfera ideológica acadêmica
Flávia Danielle Sordi Silva Miranda
83-104
PDF
Entre as dimensões “escondidas” do letramento acadêmico e os presumidos sociais do gênero artigo de pesquisa nas diretrizes para autores de periódicos em ciência da computação
Bruna Gabriela Augusto Marçal Vieira
105-131
PDF
Gênero monografia em contexto de produção acadêmica escrita
Clara Regina Rodrigues de Souza, Williany Miranda da Silva
132-155
PDF
Posicionamentos do locutor-enunciador em contextos de imputação da responsabilidade enunciativa no texto acadêmico-científico
Rosângela Alves dos Santos Bernardino
156-182
PDF
PARTE II - ESCRITA ACADÊMICA NO CONTEXTO DE ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA
A escrita na graduação em Letras: desafios e representações
Hermano Aroldo Gois Oliveira, Denise Lino de Araújo
185-205
PDF
Escrita e formação docente: desafios na prática de escrita na formação inicial para a docência em Língua Portuguesa
Tânia Guedes Magalhães, Andreia Rezende Garcia Reis
206-223
PDF
O processo de desenvolvimento de escrita no ensino superior: um olhar sobre o licenciando em Letras
Elisa Cristina Amorim Ferreira, Denise Lino de Araújo
224-246
PDF
A compreensão da escrita como processo na formação docente do PIBID
Adriana Beloti, Renilson José Menegassi
247-266
PDF
A escrita escuta? análise polifônica de relatórios de estágio
Thomas Massao Fairchild
267-291
PDF
Relatório de estágio supervisionado: prática pedagógico-discursiva constitutiva da formação docente inicial no Curso de Letras
Fernanda Dias de Los Rios Mendonça
292-303
PDF
Professores da escola básica representados na escrita de alunos da licenciatura em Letras
Bárbara de Freitas Farah, Wagner Rodrigues Silva
304-320
PDF
PARTE III - ESCRITA ACADÊMICA NO CONTEXTO DO ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA
Escrita colaborativa de flash fiction e aprendizagem de Inglês como L2: o desenvolvimento da acurácia gramatical e densidade lexical
Diêgo Cesar Leandro, Janaina Weissheimer
323-337
PDF
Léxico e ensino: uma análise do uso das preposições menos frequentes em um corpus de aprendizes de Língua Espanhola
Jéssyca Camargo Cruz, Celso Fernando Rocha
338-354
PDF
A escrita em língua estrangeira na universidade: um estudo de caso
Patricia Pereira Bertoli, Tania M. G. Shepherd
355-369
PDF
O feedback corretivo oral em pares para a produção textual escrita no Teletandem Institucional-Integrado
Rubia Mara Bragagnollo
370-392
PDF
A competência comunicativa em LE ampliada pela teoria funcionalista de tradução: uma proposta didática
Maria José Laiño, Camila Teixeira Saldanha
393-416
PDF
PARTE IV - ESCRITA ACADÊMICA EM OUTROS CONTEXTOS DE FORMAÇÃO
Práticas de escrita em Ciências Biológicas: letramentos acadêmicos (re)contextualizados
Adriana Fischer, Silvania Faccin Colaço
438-462
PDF
Produção de conhecimento, aprendizagem e (meta) cognição em teoria das relações internacionais: um estudo de caso no Brasil
Fabiana Esteves Neves, Ivi Vasconcelos Elias
419-437
PDF (English)
A seção de introdução em artigos acadêmicos experimentais da cultura disciplinar de psicologia: um estudo sociorretórico
Cibele Gadelha Bernardino, Nícollas Oliveira Abreu
463-482
PDF
Letramentos acadêmicos e identidades docentes em um curso de Mestrado Profissional em Letras
Roberta Gleyciângela Souza Lopes
483-506
PDF
Inserção de estudantes indígenas na universidade pública brasileira a partir da produção textual
Umberto Euzebio, Eduardo Melo Rebouças
507-528
PDF
A escrita na universidade: os desafios da aquisição dos gêneros acadêmicos
Adriana Demite Stephani, Tauana da Cunha Alves
529-547
PDF
Resenhas - Temática livre
Resenha
Wagner Rodrigues Silva
548-550
PDF
Idioma
English
Español (España)
Português (Brasil)
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Palavras-chave
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários