Iniciação esportiva x especialização esportiva precoce: quando iniciar estas práticas?
Keywords:
Iniciação esportiva. Especialização precoce. Desenvolvimento infantil.Abstract
A especialização precoce é o processo em que crianças tornam-se especializadas em um determinado esporte mais cedo do que a idade considerada apropriada. A questão principal tratada neste artigo não é desfazer a importância do fenômeno esportivo na vida da criança, mas analisar a forma como vem sendo pedagogicamente conduzido dentro da iniciação esportiva, desconsiderando a complexidade desse sistema. Preocupados com a forma com que os professores conduziam a prática esportiva nas aulas de educação física, pesquisas sobre a pedagogia do esporte na escola começaram a ser feitas por estudiosos da área da educação física escolar e a partir desses estudos, chegou-se a conclusão que nossos alunos estariam sofrendo especialização precoce, crianças se transformando em atletas muito antes do indicado. Diante disso, o objetivo deste estudo é a análise dos aspectos favoráveis e contrários da prática esportiva precoce. Para isso realizou-se uma pesquisa qualitativa onde professores de Educação Física de uma escola pública da cidade de Dourados responderam a um questionário sobre o tema com o objetivo de investigar como estes profissionais estão analisando a prática esportiva entre os pequenos. De acordo com a pesquisa realizada conclui-se que os professores entrevistados acreditam que a melhor idade para iniciar uma criança na prática competitiva é por volta dos 5/6 anos e não é isso que indica a literatura estudada. E um dos motivos para que isso aconteça é a preocupação em formar cidadão do bem e com saúde.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).