Alfabetização e letramento na Educação Infantil: analisando práticas na pré-escola

Autores

  • Daniela Cardoso Espinosa Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
  • Thaise da Silva Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Palavras-chave:

Alfabetização. Letramento Infantil. Educação Infantil.

Resumo

O presente artigo faz uma análise das práticas e eventos de letramento no ambiente escolar. Diante disso este trabalho propõe-se a investigar quais são as práticas e os eventos de letramento vivenciados pelos pequenos na Educação Infantil, analisando como se constitui a alfabetização e o letramento nesta etapa da escolarização. Para tanto foi realizada uma pesquisa qualitativa, onde foram feitas observações em uma turma de crianças de Educação Infantil com o intuito de analisar as práticas e os eventos de alfabetização/letramento proposto pela professora e pelas próprias crianças dentro deste espaço. Concluiu-se que são poucas as práticas e as que se apresentam tem por objetivo alfabetizar as crianças e não fazer com que elas vivenciem práticas de uso da leitura e da escrita.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniela Cardoso Espinosa, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Acadêmica graduanda do curso de Pedagogia pela Faculdade de Educação da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

Thaise da Silva, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Professora Doutora da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

Downloads

Publicado

2016-02-29

Como Citar

Espinosa, D. C., & Silva, T. da. (2016). Alfabetização e letramento na Educação Infantil: analisando práticas na pré-escola. Horizontes - Revista De Educação, 3(5), 9–18. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/horizontes/article/view/3979

Edição

Seção

Artigos Fluxo Contínuo