Alfabetização e letramento na Educação Infantil: analisando práticas na pré-escola
Palavras-chave:
Alfabetização. Letramento Infantil. Educação Infantil.Resumo
O presente artigo faz uma análise das práticas e eventos de letramento no ambiente escolar. Diante disso este trabalho propõe-se a investigar quais são as práticas e os eventos de letramento vivenciados pelos pequenos na Educação Infantil, analisando como se constitui a alfabetização e o letramento nesta etapa da escolarização. Para tanto foi realizada uma pesquisa qualitativa, onde foram feitas observações em uma turma de crianças de Educação Infantil com o intuito de analisar as práticas e os eventos de alfabetização/letramento proposto pela professora e pelas próprias crianças dentro deste espaço. Concluiu-se que são poucas as práticas e as que se apresentam tem por objetivo alfabetizar as crianças e não fazer com que elas vivenciem práticas de uso da leitura e da escrita.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).