Os múltiplos letramentos e a constituição do sujeito alfabetizado
Palavras-chave:
Letramento. Alfabetização. Esferas de letramento.Resumo
Esta pesquisa tem por objetivo identificar e descrever as práticas sociais de letramento que fazem parte do universo do alfabetizando e realizar um levantamento dos materiais de leitura e escrita com os quais as crianças convivem em seu ambiente familiar e escolar. Para tanto, sob a ótica dos estudos do letramento, foram entrevistadas dez crianças que frequentam uma turma de alfabetização da rede pública estadual de Dourados/MS. As ferramentas metodológicas utilizadas para a investigação são análise textual e levantamento de dados. Os materiais coletados durante a investigação têm origens em questionários e entrevistas respondidos pelos estudantes. Com base nos dados coletados e nas análises realizadas conclui-se que a análise do espaço doméstico permite visualizar os discursos referentes à leitura que acabam por constituir o aluno leitor, uma vez que o incentivo dado a leitura e os materiais presentes no cotidiano acabam por influenciar as práticas de leitura.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).