Surgimento das instituições de atendimento à criança e a mulher trabalhadora: uma relação histórica
Palavras-chave:
Educação Infantil. Mulher. Gênero.Resumo
O artigo apresenta elementos significativos da história do Brasil para compreensão do advento da Educação Infantil e sua relação com o gênero feminino, no que diz respeito à função materna e docente, apontando momentos que denotam a necessidade da mulher pelas instituições de abrigo às crianças em virtude do contexto social e financeiro em que viviam. A metodologia utilizada foram estudos bibliográficos. Evidenciou-se que a mulher mãe e pobre esteve presente e participou da história das primeiras instituições de atendimento às crianças, contribuindo, também, para seu desenvolvimento, pois precisava destes locais para abrigar seus filhos enquanto trabalhava. As conquistas sociais obtidas pelas mulheres, como o trabalho, fomentou o desenvolvimento das instituições de atendimento às crianças e inseriu as mulheres nestes locais como profissionais, o que resultou na caracterização de gênero da Educação Infantil.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).