Livro didático: um novo elemento nas salas de Educação Infantil

Autores

  • Thaise da Silva Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
  • Ana Paula Bolsan Sagrilo Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Palavras-chave:

Alfabetização. Educação infantil. Livro didático.

Resumo

Esta pesquisa tem por objetivo analisar a forma como o desenvolvimento da linguagem é pensada a partir dos conceitos e estrutura de um livro didático destinado a crianças da educação infantil. Para tanto, tendo como aporte teórico os estudos sobre alfabetização e letramento, foi realizada uma pesquisa qualitativa do tipo documental onde analisou-se as atividades voltadas para a alfabetização de um livro didático utilizado por uma turma de Pré I. Com base nas análises realizadas constatou-se que ainda se mantém métodos de ensino que utilizam o livro didático como ferramenta pedagógica imprescindível e que mesmo nos dias de hoje grande parte das atividades propostas apresentam exercícios que estimulam a repetição, memorização, junção de sílabas e a cópia de um modelo, abandonando propostas lúdicas e que priorizam a diversidade de materiais, acabando por atingir de forma menos eficaz a alfabetização das crianças.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thaise da Silva, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Professora Doutora da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

Ana Paula Bolsan Sagrilo, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Acadêmica do Curso de Pedagogia da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

Downloads

Publicado

2017-03-21

Como Citar

Silva, T. da, & Sagrilo, A. P. B. (2017). Livro didático: um novo elemento nas salas de Educação Infantil. Horizontes - Revista De Educação, 4(7), 174–186. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/horizontes/article/view/5954

Edição

Seção

Dossiê Educação Infantil: fundamentos, formação e prática pedagógica