v. 11 n. 19 (2022): A Educação da América Latina em Debate

					Visualizar v. 11 n. 19 (2022): A Educação da América Latina em Debate

Este dossiê propõe uma reflexão sobre a Educação Básica na América Latina. Consiste em esforços investigativos empreendidos sobre política pública, gestão e formação de professores na Educação Básica em países da América Latina, considerados de suma importância para o conhecimento da realidade educacional desses países, que de certa maneira influenciam nossa cultura. Vale dizer que esses estudos são contribuições de integrantes da pesquisa em rede “A Educação Básica em países do Mercosul, coordenado pela professora Andréia Vicência Vitor Alves, da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

Publicado: 2022-12-12

A EDUCAÇÃO BÁSICA NA AMÉRICA LATINA EM DEBATE

  • A educação básica na América Latina em debate

    Andréia Vicência Vitor Alves
    01-02
    DOI: https://doi.org/10.30612/hre.v11i19.16606
  • Os desafios enfrentados pelos professores alfabetizadores no contexto fronteiriço de Ponta Porã/Brasil e Pedro Juan Caballero/Paraguai

    Carolina Guane Gonzales, Mara Lucineia Marques Correa Bueno
    03-18
    DOI: https://doi.org/10.30612/hre.v11i19.16607
  • Educação para a infância: histórias na fronteira Brasil e Paraguai STORIES ON THE BRAZIL AND PARAGUAY BORDERS

    Luciene Cléa da Silva, Magda Sarat, Natália Alvarenga Rodrigues
    19-42
    DOI: https://doi.org/10.30612/hre.v11i19.16609
  • Políticas educacionais: a formação continuada dos professores na fronteira Brasil – Paraguai THE CONTINUING EDUCATION OF TEACHERS ON THE BRAZIL – PARAGUAY BORDER

    Jaqueline Jociele Ledur, Celia Ortegas de Oliveira, Ana Claudia Dantas Cavalcanti
    43-62
    DOI: https://doi.org/10.30612/hre.v11i19.16608
  • A educação infantil (inicial) na normatização educacional do Brasil e do Uruguai

    Andréia Vicência Vitor Alves, Jonata Cristina dos Santos, Giovanna de Matos Moraes Carneiro
    63-79
    DOI: https://doi.org/10.30612/hre.v11i19.16611
  • Livro do professor da educação infantil Pé de Brincadeira: a consolidação do discurso da BNCC THE CONSOLIDATING THE DISCOURSES

    Janaina Bulcão de Oliveira, Thaise da Silva
    80-94
    DOI: https://doi.org/10.30612/hre.v11i19.16612
  • Gerencialismo ou democracia: por onde anda o Conselho Nacional de Educação? WHERE IS THE NATIONAL EDUCATION COUNCIL?

    Caroline Touro Beluque, Regina Celia de Morais Alves Silva
    95-110
    DOI: https://doi.org/10.30612/hre.v11i19.16613
  • “Lo que vale en teoría, no vale en la práctica”. Coherencia percibida entre orientaciones del proyecto educativo institucional y gestión pedagógica COHERENCIA PERCIBIDA ENTRE ORIENTACIONES DEL PROYECTO EDUCATIVO INSTITUCIONAL Y GESTIÓN PEDAGÓGICA

    Jorge Alarcón Leiva, Camila González Cancino, Catalina Gotelli Alvial
    111-135
    DOI: https://doi.org/10.30612/hre.v11i19.16614
  • A privatização na e da educação básica no Brasil e no Chile

    Andrêssa Gomes de Rezende Alves, Maria Dilnéia Espíndola Fernandes
    136-159
    DOI: https://doi.org/10.30612/hre.v11i19.16615
  • A produção acadêmica sobre a educação básica no contexto da América Latina: tendências investigativas RESEARCH TRENDS

    Elis Regina dos Santos Viegas
    160-176
    DOI: https://doi.org/10.30612/hre.v11i19.16616