Gestão na Educação Infantil: concepções e implicações práticas no trabalho docente
Palavras-chave:
Coordenação Pedagógica. Educação Infantil. Docência.Resumo
A gestão na Educação Infantil é um campo de muito embate e poucas pesquisas. Conforme a LDB/1996, a gestão deve ser realizada por profissional habilitado cujas atribuições voltam-se a liderança, organização e ao acompanhamento dos processos pedagógicos. Considerando as mudanças históricas pelas quais passou a Educação Infantil, busca-se aqui identificar e descrever o papel do gestor com vistas a apontar sua relevância no desenvolvimento do trabalho do docente. Trata-se de pesquisa qualitativa, com uso de análise bibliográfica e aplicação de questionários aos docentes e coordenador pedagógico de dois Centros de Educação Infantil Municipal, de Fátima do Sul, MS. Os resultados demonstraram a importância da presença do coordenador pedagógico e quão valioso é o trabalho desempenhado em parceria com os demais envolvidos no processo educativo, refletindo satisfatoriamente no desenvolvimento das práticas pedagógicas.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).