Educação especial na perspectiva inclusiva e o serviço do atendimento educacional especializado: da escola à universidade

Auteurs

  • Mirlene Ferreira Macedo Damázio Universidade Federal da Grande Dourados

DOI :

https://doi.org/10.30612/eduf.v8i22.9049

Mots-clés :

Educação Especial. Inclusão. Atendimento Educacional Especializado. Metodologia.

Résumé

Este texto objetiva dialogar sobre a educação especial em uma perspectiva inclusiva com enfoque na metodologia do serviço do Atendimento Educacional Especializado (AEE) na escola e na universidade. Abordamos a legalidade desse serviço enfatizando a Política atual de Educação Especial em uma perspectiva inclusiva. Detalhamos o projeto e sua metodologia de pesquisa, bem como demarcamos o referencial teórico sobre o ser humano e seu desenvolvimento. Exemplificamos o serviço do AEE, destacando doze ações importantes que podem e devem ser aplicadas pelo professor especialista que atua no AEE, quando em atuação nesse serviço em uma escola e/ou universidade. Esclarecemos aspectos essenciais e norteadores da metodologia desse serviço, levando ao aperfeiçoamento do trabalho.

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Publiée

2018-11-20

Comment citer

DAMÁZIO, Mirlene Ferreira Macedo. Educação especial na perspectiva inclusiva e o serviço do atendimento educacional especializado: da escola à universidade. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 8, n. 22, p. 131–146, 2018. DOI: 10.30612/eduf.v8i22.9049. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/educacao/article/view/9049. Acesso em: 25 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

DOSSIÊ: INCLUSÃO, INTERCULTURALIDADE E INOVAÇÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO SUPERIOR