Formação, cotidiano(s) e educação especial
Palavras-chave:
Educação Especial. Formação de Professores. Experiência.Resumo
O presente estudo tem como objetivo estabelecer uma reflexão acerca da formação de professores relacionada à inclusão escolar, com foco nos processos que valorizam a experiência docente como constitutiva de um percurso formativo. O lócus de pesquisa envolve um grupo de trabalho específico, integrado por professores de Educação Básica e demais pesquisadores envolvidos com a área da educação especial e com os processos de inclusão escolar. Partindo de uma análise sobre a possibilidade de “inovação”, estabeleceu-se a seguinte questão norteadora: quais os possíveis desdobramentos formativos decorrentes do desenvolvimento de um plano inovador de ação envolvendo Universidade, Escola de Educação Básica e Atendimento Educacional Especializado? A pesquisa contemplou a análise documental de atas que constituem a trajetória coletiva do grupo, ao longo de um ano, além da observação participante em reuniões semanais. A partir das análises, é possível perceber a potência associada ao planejamento de ações de maneira coletiva, de forma que o grupo passa a representar para estes docentes um apoio contínuo no desenvolvimento do trabalho pedagógico na escola. Os conceitos inovação, cotidiano e necessidade assumiram preponderância ao longo do trabalho.Downloads
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