Alfabetização: prática pedagógica contemporânea e prática vivenciada em 1979

Auteurs

  • Cristiane Lumertz Klein Domingues

Mots-clés :

Alfabetização/Letramento. Lúdico. Prática Pedagógica.

Résumé

Sabemos que a criança entra na escola com seis anos de idade e permanecerá por nove anos até completar o Ensino Fundamental. Diante desse fato compreendemos que o início escolar acontece com menos idade no primeiro ano, por isso salientamos a importância deste aluno participar de um ambiente mais lúdico para aprender, isso quando leva em consideração as especificidades próprias do período da infância. Para tanto, valorizamos uma alfabetização centrada no lúdico, que oportunize momentos de brincadeira e de jogo, deixando de lado atividades mecânicas e repetitivas. Entendemos aqui o conceito de alfabetização na perspectiva do letramento, como o meio de oportunizar ao indivíduo condições de vivenciar as práticas sociais que dependem da leitura e da escrita na sociedade. Desejamos mostrar uma pesquisa realizada por meio de uma entrevista com uma criança, em período de alfabetização, no ano de 2013 e com sua mãe, que foi alfabetizada em 1979, através de um estudo comparativo. Também, serão apontadas algumas características da prática pedagógica das professoras delas, por meio da análise de duas situações escolhidas nos cadernos das envolvidas.

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Références

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Publiée

2016-08-16

Comment citer

DOMINGUES, Cristiane Lumertz Klein. Alfabetização: prática pedagógica contemporânea e prática vivenciada em 1979. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 5, n. 15, p. 85–100, 2016. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/educacao/article/view/5534. Acesso em: 22 juill. 2024.

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