Protagonismo Juvenil
Percepções de estudantes a respeito da formação cidadã e do controle social
DOI :
https://doi.org/10.30612/eduf.v11iesp.1.16496Mots-clés :
Percepções, Ensino médio integrado, Protagonismo juvenil, Formação cidadã, Controle socialRésumé
Este artigo tem como objetivo partilhar experiências desde as rodas, danças e brincadeiras das culturas brasileiras, reconhecendo estes lugares enquanto espaços potentes para exercitarmos um projeto de educação que valorize e reconheça diferentes saberes. Então, fundamentadas nas nossas trajetórias, experiências e em diálogo com autores e autoras construiremos os caminhos para o diálogo neste trabalho. Sabendo que aprendemos e ensinamos a todo o tempo, em diferentes espaços, e que a vida é oportunidade de compartilhar saberes e experiências, apresentamos aqui algumas reflexões desde as nossas experiências em educação envolvendo temas como a ludicidade, coletividade, relações étnico-raciais e brincadeiras. Como resultados desta trama tecida a tantas cores, desenhos e possibilidades, desejamos ampliar caminhos para que cada vez mais possamos exercer com responsabilidade nosso fazer pedagógico e que este seja pluriversal, reconhecendo e respeitando a diversidade de saberes.
Téléchargements
Références
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2011.
CARRANO, P. A participação social e política de jovens no Brasil: considerações sobre estudos recentes. O Social em Questão, ano XV, n. 27, p. 83-100, 2012.
CARRANO, P.; MARTINS, C. H. S. A escola diante das culturas juvenis: reconhecer para dialogar. Educação, Santa Maria, v. 36, n. 1, p. 43-56, jan./abr. 2011. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/2910. Acesso em: 10 jun. 2020.
CARRANO, Paulo. Jovens, escolas e cidades: Desafios à autonomia e à convivência. Revista Teias, v. 12, n. 26, p. 07-22, set./dez. 2011. Disponível em: https://www.e-pu-blicacoes.uerj.br/index.php/revistateias/article/view/24209. Acesso em: 10 jun. 2020.
CASTRO, M. G.; VASCONCELOS, A. Juventudes e Participação Política na Contemporaneidade: explorando dados e questionando interpretações. In: ABRA-MOVAY, M.; ANDRADE, E. R.; ESTEVES, L. C. G. Juventudes: Outros olhares sobre a diversidade. 1. ed. Brasília: Ministério da Educação; Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade; Unesco, 2007.
CIAVATTA, M. A formação integrada: a escola e o trabalho com lugares de memória e de identidade. In: FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M.; RAMOS, M. (org.). Ensino Médio Integrado: Concepções e contradições. São Paulo: Cortez, 2005.
DAYRELL, J. O jovem como sujeito social. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro, n. 24. set./dez. 2003.
DAYRELL, J.; GOMES, N. L.; LEÃO, G. Escola e participação ju- venil: é possível esse diálogo? Educar em Revista, Curitiba, n. 38, p. 237-252, set./dez. 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/3rBtV9HvsS3RhdQRgTXV67S/?lang=pt. Acesso em: 05 jun. 2020.
DAYRELL, J.; LEÃO, G.; REIS, J. B. Juventude, pobreza, e ações sócio-educativas no Brasil. In: SPOSITO, M. P. (org.). Espaços públicos e tempos juvenis. São Paulo: Global, 2007. p. 47-82.
FREIRE, P. Extensão ou comunicação? 8. ed. Tradução Rosisca Darcy de Oliveira. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.
FRIGOTTO, G. Ensino Médio e técnico profissional: Disputa de concepções e precariedade. Le Monde Diplomatique Brasil, v. 68, mar. 2013. Disponível em: https://diplomatique.org.br/ensino-medio-e-tecnico-profissional-disputa-de-concepcoes-e-precariedade/. Acesso em: 08 abr. 2020.
GADOTTI, M. Gestão democrática com participação popular no planejamento e na organização da educação nacional. Brasília: MEC, 2014. Disponível em: http://conae2014.mec.gov.br/images/pdf/artigogadotti_final.pdf. Acesso em: 20 jun. 2020.
GADOTTI, M. História das ideias pedagógicas. São Paulo: Ática, 1993.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
LARANJEIRA, D. H. P.; IRIART, M. F. S.; RODRIGUES, M. S. Problematizando as transições juvenis na saída do ensino médio. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 41, n. 1, p. 117-133, jan./mar. 2016.
LIBÂNEO, J. C. Perspectivas de uma pedagogia emancipadora face às trans- formações do mundo contemporâneo. Entrevista concedida ao Prof. Nivaldo A. N. David, em Goiânia, em 16 de dezembro de 1997. Revista Pensar a Prática, v. 1, p. 1-21, jan./jun. 1998. Disponível em: http://www.revistas.ufg.br/index.php/fef/article/view/8/2613. Acesso em: 1 maio 2019.
LIMA, L. H. Controle externo: Teoria, jurisprudência e questões de concursos. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007. (Coleção Provas e Concursos)
MINAYO, M. C. S. et al. (org.). Pesquisa social: Teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.
MOREIRA NETO, D. F. O parlamento e a sociedade como destinatários do trabalho dos tribunais de contas. In: SOUZA, A. J. et al. O novo tribunal de contas: Órgão protetor dos direitos fundamentais. Belo Horizonte: Fórum, 2004.
MOURA, D. H. Educação básica e educação profissional e tecnologia: dualidade histórica e perspectiva de integração. Holos, Rio Grande do Norte, v. 2, 2007.
PACHECO, E. Institutos federais: Uma revolução na educação profissional e tecnológica. São Paulo: Moderna, 2011.
RIBEIRO, J.; SOUZA, F. N.; LOBÃO, C. Saturação da análise na investigação qualitativa: quando parar de recolher dados? Revista Pesquisa Qualitativa, São Paulo, v. 6, n. 10, p. iii-vii, abr. 2018. Disponível em: https://editora.sepq. org.br/index.php/rpq/article/view/213/111. Acesso em: 5 jan. 2019.
SANTIAGO, I. M. F. L.; NASCIMENTO, J. B.; MOREIRA, O. L. (org.). Gênero, participação política e novas sociabilidades da juventude. Campina Grande, PB: EDUEPB, 2016. 95 p.
SCHWERTNER, S. F.; FISCHER, R. M. B. Juventudes, conectividades múltiplas e novas temporalidades. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 28, n. 01, p. 395-420, mar. 2012. Disponível em: https://www.readcube.com/articles/10.1590%2FS0102-46982012000100017. Acesso em: 6 jan. 2019.
TAVARES, A. M. B. N. et al. Educação profissional e currículo integrado a partir de eixos estruturantes no ensino médio. In: MOURA, D. H. (org.). Educação profissional: Desafios teórico-metodológicos e políticas públicas. Natal: IFRN, 2016. p. 169-186.
TORRES, C. A. Democracia, educação e multiculturalismo: Dilemas da cidadania em um mundo globalizado. Petrópolis, RJ: Vozes, 2001.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Educação e Fronteiras 2021
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale 4.0 International.