Imprensa especializada como fonte/objeto: contribuições da história cultural para a história da educação física

Autores

  • Thiago Pelegrini Universidade Federal da Grande Dourados
  • Ana Clara Bortoleto Nery
  • Tony Honorato

Palavras-chave:

História da Educação Física. Imprensa periódica especializada. História cultural dos objetos.

Resumo

Desde a constituição da Educação Física como campo disciplinar e como área de conhecimento no Brasil a publicação de impressos especializados vem a público. Na investigação sobre a trajetória da Educação Física, seja no campo da História, seja no campo da Educação, abordagens múltiplas foram ou são utilizadas de maneira que a imprensa especializada participa da forma proposta pelos referencias. Este artigo visa oferecer subsídios para pensarmos a História da Educação Física a partir da História Cultural e assim propor o uso da imprensa especializada como fonte e objeto de investigação. Atentando para as contribuições da História Cultural o artigo busca e propõe pontos de intersecção com a História da Educação Física, com a História e com a História da Educação, destacando a necessidade de incentivar a criação de especificidades das investigações na área da História da Educação Física a partir das revistas publicadas pela área desde a década de 1930. Chartier (1990) é o referencial central com a ideia de materialidade das práticas, dos objetos e de seus usos. Assim, propomos que o impresso - aqui especificamente as revistas da área da Educação Física - seja analisado como objeto cultural que traz consigo as “marcas de sua constituição e de seus usos” (CARVALHO, 2003). A lista de periódicos ao final é um convite aos pesquisadores.

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Publicado

2017-01-03

Como Citar

PELEGRINI, Thiago; NERY, Ana Clara Bortoleto; HONORATO, Tony. Imprensa especializada como fonte/objeto: contribuições da história cultural para a história da educação física. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 6, n. 18, p. 05–18, 2017. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/educacao/article/view/5886. Acesso em: 25 dez. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ: EDUCAÇÃO FÍSICA: HISTÓRIA, INSTITUIÇÕES E QUESTÕES ACADÊMICAS