A escola complementar paulista para formação de professores (1890-1911)

Autores

  • Tony Honorato Universidade Estadual de Londrina

Palavras-chave:

Formação de professores. Escola Complementar. Reforma da instrução. São Paulo.

Resumo

As escolas complementares diplomaram professores, em concomitância com a Escola Normal da Capital, no final do século XIX e início do XX, no Estado de São Paulo. A proposição deste artigo é compreender a implantação das escolas complementares como uma ação paliativa dos republicanos para enfrentar o problema de falta de professores para a modernização da instrução pública paulista. Como fontes históricas têm-se os dispositivos legais e os debates registrados nos Anais da Câmara dos Deputados de São Paulo.

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Publicado

2014-09-15

Como Citar

HONORATO, Tony. A escola complementar paulista para formação de professores (1890-1911). Educação e Fronteiras, Dourados, v. 3, n. 9, p. 58–72, 2014. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/educacao/article/view/3006. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ EDUCAÇÃO E HISTÓRIA DAS INSTITUIÇÕES