Das escolas rurais às escolas urbanas: a institucionalização do ensino primário em Caarapó/MS (1921-1971)

Autores

  • Juliana da Silva Monteiro
  • Maria do Carmo Brazil

Palavras-chave:

Ensino primário. Escolas rurais. Escolas urbanas.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo principal investigar o processo de institucionalização do ensino primário no interior do sul do antigo Mato Grosso, mais precisamente, no município de Caarapó, incidindo sobre o contexto das instalações de suas primeiras escolas rurais e urbanas, com suas configurações e os meandros das práticas socioculturais da região. Trata-se de um trabalho de natureza bibliográfica, documental e memorialística, ancorado nos aportes teóricos e metodológicos da Nova História Cultural e que se compromete em deslocar a atenção da história dos grandes centros urbanos e dos grandes acontecimentos, para a reconstrução da história da educação e historiografia do interior de um estado do Centro-Oeste do país.

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Publicado

2016-11-24

Como Citar

MONTEIRO, Juliana da Silva; BRAZIL, Maria do Carmo. Das escolas rurais às escolas urbanas: a institucionalização do ensino primário em Caarapó/MS (1921-1971). Educação e Fronteiras, Dourados, v. 6, n. 17, p. 162–175, 2016. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/educacao/article/view/5793. Acesso em: 25 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Demanda Contínua