Das escolas rurais às escolas urbanas: a institucionalização do ensino primário em Caarapó/MS (1921-1971)

Auteurs

  • Juliana da Silva Monteiro
  • Maria do Carmo Brazil

Mots-clés :

Ensino primário. Escolas rurais. Escolas urbanas.

Résumé

O presente artigo tem como objetivo principal investigar o processo de institucionalização do ensino primário no interior do sul do antigo Mato Grosso, mais precisamente, no município de Caarapó, incidindo sobre o contexto das instalações de suas primeiras escolas rurais e urbanas, com suas configurações e os meandros das práticas socioculturais da região. Trata-se de um trabalho de natureza bibliográfica, documental e memorialística, ancorado nos aportes teóricos e metodológicos da Nova História Cultural e que se compromete em deslocar a atenção da história dos grandes centros urbanos e dos grandes acontecimentos, para a reconstrução da história da educação e historiografia do interior de um estado do Centro-Oeste do país.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

BRASIL. Lei n.º 5.692 de 11 de agosto de 1971.

CAARAPÓ. Levantamento de Escolas Primárias Rurais do Município de Caarapó de 1970, 1970. Arquivo do Museu Municipal de Caarapó.

CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 1998.

FARIA FILHO, Luciano Mendes de. Dos pardieiros aos palácios: cultura escolar e urbana em Belo Horizonte na Primeira República. Passo Fundo: UPF, 2000.

FARIA FILHO, Luciano Mendes de; VIDAL, Diana Gonçalves. Os tempos e os espaços escolares no processo de institucionalização da escola primária no Brasil. Revista Brasileira de Educação, n.º 14, mai/jun/jul/ago, p.19-34, 2000.

JORNAL. O DOURADENSE. 15.ª Edição de 27 de junho de 1950. Dourados: 1948-1951. CDR – UFGD.

MATO GROSSO. Decreto n.º879 de 22 de fevereiro de 1950. Arquivo da Escola Estadual Tenente Aviador Antônio João.

_______. Relação das Escolas – Delegacia Regional de Ensino de Dourados, 1970. Arquivo da DRE/Dourados – CDR – UFGD.

______. Termo de Convênio para manutenção e administração do Ensino Primário, 1970. Arquivo da DRE/Dourados – CDR – UFGD.

MARCILIO, Humberto. História do ensino em Mato Grosso. Cuiabá: Secretaria de Educação, Cultura e Saúde, 1963.

MELO E SILVA, José de. Fronteiras Guaranis. São Paulo: Imprensa Metodista, 1939.

OLIVEIRA, Ramão Vargas de. Conhecendo Caarapó: geo-história do município. Campo Grande: FCMS, 1988.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E SAÚDE (MES) / INSTITUTO NACIONAL DE

ESTUDOS PEDAGÓGICOS (INEP). Novos prédios para grupo escolar. São Paulo: Secretaria da Educação e da Saúde Pública/Diretoria de Ensino, 1949.

PRIORI, Mary del Priori; VENÂNCIO, Renato. Uma história da vida rural no Brasil. Rio de Janeiro: Ediouro, 2006.

QUEIROZ, Paulo Roberto Cimó. Temores e esperanças: o antigo sul de Mato Grosso e o Estado Nacional Brasileiro. In: MARIN & VASCONCELOS (org.). História, Região e Identidades. Campo Grande: Ed. UFMS, 2003.

REIS, Rosinete Maria dos. A implantação dos grupos escolares em Mato Grosso. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n.21, p. 44-51, mar. 2006. Disponível em: http://www.histedbr.fae.unicamp.br/art05_21.pdf. Acessado em: 12 de outubro de 2009.

RICARDO, Cassiano. Marcha para o Oeste. Vol. II. Rio de Janeiro: Livraria José Olympio, Editora, 1970.

SOUSA, Rogério Luiz. As Escolas Paroquiais. In: DALLABRIDA, Norberto (Org.). Mosaicos de escolas: modos de educação em Santa Catarina na Primeira República. Florianópolis: Cidade Futura, 2003. p. 155-173.

SOUZA, Rosa Fátima de. Alicerces da Pátria: História da Escola Primária no Estado de São Paulo (1890-1976). Campinas:Mercado das letras 2009

Téléchargements

Publiée

2016-11-24

Comment citer

MONTEIRO, Juliana da Silva; BRAZIL, Maria do Carmo. Das escolas rurais às escolas urbanas: a institucionalização do ensino primário em Caarapó/MS (1921-1971). Educação e Fronteiras, Dourados, v. 6, n. 17, p. 162–175, 2016. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/educacao/article/view/5793. Acesso em: 24 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos Demanda Contínua