Notas historiográficas sobre instituições escolares no sul de Mato Grosso: (1940-1970)

Autores

  • Maria do Carmo Brazil Universidade Federal da Grande Dourados
  • Ana Paula Gomes Mancini Universidade Federal da Grande Dourados

Palavras-chave:

Fronteira. Educação e colônias agrícolas nacionais. Escola agrícola e igreja.

Resumo

Este trabalho se vincula ao conjunto de esforços acadêmicos empreendidos, desde os anos de 1990, no sentido de investigar as particularidades das instituições escolares no Brasil. A intenção é garantir visibilidade à história da educação e das instituições escolares do município de Dourados entre os anos de 1940 e 1970. A análise regional deve ser apresentada à luz dos contextos econômico, político, social e cultural brasileiro, considerando as ações humanas e as vivências cotidianas. Procuramos identificar a forma como em diferentes localidades ou em temporalidades distintas um fenômeno social é construído, compreendido, dado a ler, utilizando com suporte empírico documentos oficiais, editoriais da imprensa, registros escolares, depoimentos orais. Emerge daí as análises sobre as formas de representação local e sua localização em área de fronteira (Brasil-Paraguai), cujo cenário envolve história política de expansão, memória e construção social e identitária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANAIS DA DIOCESE DE DOURADOS 25 anos – 1957- 1982. [s.ed.], 1982. (Diocese de Dourados).

CADERNO DE RASCUNHO DE UMA ALUNA INTERNA DO CURSO NORMAL

REGIONAL (primeiro grau) do Instituto Educacional de Dourados- datado de 30 de maio de 1963.

CD COMEMORATIVO AO CINQUENTENÁRIO DA MISSÃO SALESIANA EM

INDÁPOLIS, produzido no ano de 2006.

CONTRATOS ENTRE A MISSÃO FRANCISCANA E A SOCIEDADE CIVIL de Educação do Educandário Santo Antônio Documentos reunidos em pastas contendo 27/05/1. 975. (Diocese de Dourados).

CRÔNICA DO INSPETOR PE. JOÃO GREINER. Dourados, 22 de maio de 1963.

CRÔNICAS DO CURSO NORMAL “INSTITUTO EDUCACIONAL DE DOURADOS” – Colégio Franciscano Imaculada Conceição, as décadas de 1940 a 1970.

CRÔNICAS DO INSTITUTO DOM BOSCO – Dourados 16 de maio de 1956/16.

DOCUMENTOS AVULSOS EDUCANDÁRIO SANTO ANTONIO-Balanço Geral

encerrado em 31 de dezembro de 1983-. (Diocese de Dourados).

DOCUMENTOS VÁRIOS DELEGACIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO. (1951 – 1972). Centro de Documentação Regional FCH/UFGD.

JORNAL “O PROGRESSO”, Dourados, 19 de abril de 1967, p. 4.

LIVRO DE ATAS DA CONGREGAÇÃO MARIANA -1955-61 (Diocese de Dourados).

LIVRO DE ATAS DA LEGIÃO DE MARIA 1961-1971 (Diocese de Dourados).

LIVRO DE ATAS DO CONSELHO PAROQUIAL E ADMINISTRATIVO DA IGREJA NOSSA SENHORA IMACULADA CONCEIÇÃO 1976 (COPPA). (Diocese de Dourados).

LIVRO DE ATAS DO EDUCANDÁRIO SANTO ANTÔNIO/AÇÃO FRANCISCANA DE DOURADOS. (Diocese de Dourados).

LIVRO DE EMPREGADOS DO EDUCANDÁRIO SANTO ANTONIO – 1977. (Diocese de Dourados).

LIVRO DE EMPREGADOS DO EDUCANDÁRIO SANTO ANTONIO – 1981. (Diocese de Dourados).

LIVRO DE ESTATUTOS DO ABRIGO SÃO FRANCISCO - 1961-1971. (Diocese de Dourados).

LIVRO DE FREQUÊNCIA DIÁRIA (PROFESSORES), 1957- 1962. (Diocese de Dourados)

LIVRO DE MATRÍCULA, professores e aparelhamento nome endereço e detalhes da profissão dos pais – 1957-1962.

LIVRO DO EDUCANDÁRIO SANTO ANTONIO, matricula 1968-1970. (Diocese de Dourados).

RELATÓRIO DA ESCOLA NORMAL “INSTITUTO EDUCACIONAL DE DOURADOS”.

Curso de Formação de Professores Primários. Colégio Franciscano Imaculada Conceição (1959-1967).

AMARAL, Inez Maria Bitencourt do. Entre Rupturas e Permanências: A Igreja Católica na Região de Dourados (1943-1971). Dourados, MS: UFMS, 2005 (Dissertação de Mestrado).

BOMFIM, Durvalina Damazio; QUILES, Edna Saes; FRANTZ. Aspectos Históricos da Escola Imaculada Conceição e sua influência na comunidade Douradense. UFMS, 1990. (TG).

BORGES, Rosângela Soares Grangeiro; SANTINI, Poliana Gianello. A presença Salesiana na educação masculina do antigo Sul de Mato Grosso: o caso da Escola Agrícola Dom Bosco (1956-1969). In: VIII Congresso Luso - Brasileiro de Historia da Educação, 2010, São Luis. Anais do VIII Congresso Luso - Brasileiro de Historia da Educação, 2010.

BRAZIL, M. C.; MANCINI, A, P. G. História das instituições formadoras de professores na fronteira Brasil-Paraguai: o caso de Dourados, Mato Grosso (uno) -1940-1970. Teoria e Prática da Educação. Vol. 15 n.1 Jan/Abr. 2012 ISSN Impresso: 1415-837X - ISSN On-line: 2237-8707 (p.123-136), v. 15, p. 123-136, 2012.

BURKE, Peter (Org.), A escrita da história: novas perspectivas. Trad. Magda Lopes. São Paulo: UNESP, 1992.

CAMARGO, Marilena A. Jorge Guedes de. Coisas Velhas - Um percurso de investigação sobre cultura escolar (1928-1958). São Paulo: Editora UNESP, 2000.

CAPPELI, André. Relatório da Escola de Iniciação Agrícola Dom Bosco, IndápolisDourados/MT. In: Arquivo da Missão Salesiana de Mato Grosso, Campo Grande/MS, 1978.

CARLI, Maria Aparecida Ferreira. Dourados e a democratização da terra: povoamento da Colônia Agrícola Municipal de Dourados (1946-1956). Dourados, MS: Editora UFGD, 2008.

CENTENO, Carla Villamaina. Educação e Fronteira com o Paraguai na Historiografia Mato-grossense (1870-1950). UNICAMP: Campinas, 2007. p.15. (Tese Doutorado).

DUROURE, João Baptista. Dom Bosco em Mato Grosso: 1º volume: 1894-1904. Campo Grande. Missão Salesiana de Mato Grosso, 1977. 244p.

ERNANDES, Mercolis Alexandre. A construção da identidade douradense (1920 a 1990). Jornal O Progresso, Dourados, p. B03 - B03, 03 ago. 2009.

FERNANDES, Maria Dilnéia Espíndola; FREITAS, Dirce Nei Teixeira de. Percursos e Desafios da Municipalização do Ensino Fundamental em Dourados, Ms. In: Reunião Anual da ANPED. Caxambú, 2003.

FURLAN, Silvana. A trajetória de um sonho: breve recuperação histórica da Escola Estadual Dom Bosco. Dourados, MS: UFGD, 2008. (Monografia de Especialização em Formação de Profissionais da Educação).

GATTI JÚNIOR, Décio. A História das instituições educacionais: inovações paradigmáticas e temáticas. In: ARAUJO, José Carlos; GATTI JÚNIOR, Décio (orgs.). Novos Temas em História da Educação Brasileira. Campinas: Autores Associados; Uberlândia: EDUFU, 2002.

GRESSLER, Lori Alice; SWENSSON, Lauro Joppert. Aspectos históricos do povoamento e da colonização do Estado de Mato Grosso do Sul: destaque especial ao município de Dourados. Dourados: L. A. Gressler, 1988.

ISHIKAWA Ítalo Kiyomi. Visão Complexa da Realidade e Proposta Franciscana de Educação. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em Filosofia) - Centro Universitário Franciscano do Paraná.

LE GOFF, Jacques. Prefácio. In: BLOCH, Marc. Apologia da História ou o ofício do historiador. Edição anotada por Ètienne Bloch. Apresentação à edição brasileira Lilia Moritz Schwarcz. Tradução André Telles. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2001, p. 26.

LIMA, Maria Bethânia. História da formação docente no antigo sul de Mato Grosso: limites e possibilidades a respeito do caso de formação de professores das séries iniciais no município de Dourados/MS (1959-1982). Dourados, MS: UFGD, 2010. (Monografia de Graduação em Pedagogia).

LOPES, Ivone Goulart. Asilo Santa Rita: Educação Feminina Católica (1890-1930). Cuiabá, MT: Central de Texto: EdUFMT, 2006. (Coletânea Educação e Memória).

MANCINI, Ana Paula Gomes. Escola Normal da Corte (1876-1889): Um estudo por meio de fontes documentais. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, 2005. (Tese de Doutorado).

MATTOS, Ilmar R. O tempo Saquarema. 2 ed. São Paulo: Hucitec, 1990.

MENEZES, Ana Paula; QUEIROZ, Paulo R. Cimó. A agricultura comercial na Colônia Agrícola Nacional de Dourados (CAND) nas décadas de 1950 e 1960. In: Encontro de Iniciação Científica UFGD/UEMS, 2º Encontro de Pós-Graduação. Dourados: UFGD/UEMS, 2008. P.1-19.

MONARCHA, C. História da educação brasileira. Esboço da formação do campo. In: NASCIMENTO, M. I. M.; SANDANO, W.; LOMBARDI, J. C.; SAVIANI, D. (org.). Instituições escolares no Brasil. Conceito e reconstrução histórica. Campinas, SP: Autores Associados; HISTEDBR; Sorocaba, SP: Uniso; Ponta Grossa, PR: UEPG, 2007, p. 125-150.

MOREIRA, R. H. T. (Org.). Memória fotográfica de Dourados. Dourados, MS: UFMS, 1990.

NÓVOA, António. Formação de professores e trabalho pedagógico. Lisboa: EDUCA 2002.

PONCIANO, Nilton. Fronteira, Religião, Cidade: o papel da Igreja Católica no processo de organização sócio-espacial de Fátima do Sul/MS (1943-1965). Assis, SP: UNESP, 2006. (Tese de Doutorado em História).

ROSA, Maria. da Glória Sá. Memória da cultura e da educação em Mato Grosso do Sul. Campo Grande, MS: UFMS, 1990.

SÁ, Elizabeth Figueiredo. De criança a aluno: as representações da escolarização da infância em Mato Grosso (1910-1927). Cuiabá. EdUFMT, 2007.

SÁ, NICANOR Palhares; SIQUEIRA, Elizabeth Madureira; REIS, Rosinete Maria dos. Instantes e Memórias na História da Educação. Brasília-DF: Inep, 2006.

SANFELICE, José Luís. O Manifesto dos Educadores (1959) à luz da História. Educação e Sociedade. Campinas, vol. 28, n. 99, p. 542-557, maio/ago. 2007.

SANFELICE, José Luís. História, Instituições Escolares e Gestores Educacionais. In: Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n. especial, p. 20-25, ago.2006.

SANTINI, Poliana Gianello e BRAZIL, Maria do Carmo A Presença da Igreja Católica na Educação em Dourados: o caso do patronato de menores (1943-1983). Dourados: Programa de Pós-Graduação Especialização Formação de Profissionais da Educação/UFGD, 2010.

(Monografia de TCC).

SANTINI, Poliana Gianello. Do Ginásio de Iniciação Agrícola Dom Bosco a Escola Estadual Dom Bosco: percalços de uma jornada em prol da educação no distrito de Indápolis/MS (1956 – 1998). In: ANPED (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação)

em Corumbá/MS. 2012. p. 1-13.

SANTOS, Claudete Soares de. Os colonos e a Igreja Católica no contexto da Colônia Agrícola Nacional de Dourados (1940-1970). Dourados/MS: UFGD, 2007. (Dissertação de Mestrado em História).

SILVA, Adriane Cristine. Grupo Esperidião Marques: Uma contribuição para os estudos das Instituições Escolares em Mato Grosso 1910-1947. Dourados, MS: UFGD, 2011, 183f. (Dissertação de Mestrado)

SILVA, Elizabeth Figueiredo de Sá Poubel e. “O Florescer de uma Cultura Escolar no Ensino Público Mato-Grossense”. In: VIDAL, Diana Gonçalves (org.). Grupos Escolares: cultura escolar primária e escolarização da infância no Brasil (1893-1971). Campinas, SP: Mercado de Letras, 2006. p. 215-232.

SILVA, Fabiana Fagundes Borges; BRAZIL, Maria do Carmo. Escola Estadual Dom Bosco: análise sobre a institucionalização do ensino primário em Dourados- MS - 1956-1970, Dourados: UFGD, 2012. (PIBIC/CNPq).

SIQUEIRA, Elizabeth Madureira. Luzes e Sombras: Modernidade e Educação Pública em Mato Grosso (1870-1889). Cuiabá, EdUFMT, 2000.

SOUSA, Cynthia; CATANI, Denice (orgs.). Práticas educativas, culturas escolares, profissão docente. São Paulo: Escrituras, 1998, p. 51-69.

SOUZA. Rosa Fátima de, e VALDEMARIN, Vera Teresa. A cultura escolar em debate: questões conceituais, metodológicas e desafios para a pesquisa. Campinas: SP: Autores Associados, 2005.

TANURI, Leonor Maria. História da formação de professores. Revista Brasileira de Educação, n.14, p. 61-88, mai./ago., 2000.

VALENTIM, Reinaldo Antonio. Movimentos sociais e Educação: análise histórica sobre o processo de implantação da lei 10.639/03 em MS-1996/2006. Dourados, MS: UFGD, 2012.

VIDAL, Diana G. Cultura e prática escolares: uma reflexão sobre documentos e arquivos escolares. In: SOUZA, Rosa F. e VALDEMARIN, Vera T. (orgs.). A cultura escolar em debate: questões conceituais, metodológicas e desafios para a pesquisa. Campinas, SP: autores Associados, 2005. Apoio: Unesp/FCLAr, p. 3-30.

Downloads

Publicado

2014-09-15

Como Citar

BRAZIL, Maria do Carmo; MANCINI, Ana Paula Gomes. Notas historiográficas sobre instituições escolares no sul de Mato Grosso: (1940-1970). Educação e Fronteiras, Dourados, v. 3, n. 9, p. 73–93, 2014. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/educacao/article/view/3578. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ EDUCAÇÃO E HISTÓRIA DAS INSTITUIÇÕES