Educação, alfabetização e letramento: a Revista Criança e sua seção Caleidoscópio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/eduf.v9i26.12774

Palavras-chave:

Educação. Alfabetização. Letramento. Revista Criança.

Resumo

O objetivo deste artigo foi mapear as orientações teórico-metodológicas mais frequentes acerca dos processos de alfabetização e letramento presentes na seção “Caleidoscópio" do impresso pedagógico Revista Criança, periódico  destinado, principalmente, aos professores de educação infantil, mas acessível também aos docentes dos anos iniciais do ensino fundamental. Por meio da análise das fontes, verifica-se porque a temática alfabetização e letramento esta praticamente ausente das orientações destinadas aos professores das crianças pequenas. O estudo pode contribuir para comunidade escolar, por tratar de uma temática importante diante do quadro educacional brasileiro, representado, entre outros, por dados resultantes da Provinha Brasil e pelo Índice de Desenvolvimento Educacional (IDEB).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AMORIM, Adenice; BRITO, Mônica; BARROS, Siriene. Pare! Respeite-me, também sou cidadão! Revista Criançado Professor de Educação Infantil, Brasília, DF: MEC, n. 39, p. 15-17, abr. 2005.

ARAGÃO, Rosana. O portfólio como novo instrumento de avaliação. Revista Criança do Professor de Educação Infantil, Brasília, DF: MEC, n. 41, p. 14-17, nov. 2006.

BEAUCHAMP, Jeanete. Integração de creches e pré-escolas e habilitação de professores: qualidade na Educação Infantil. Revista Criança do Professor de Educação Infantil, Brasília, DF: MEC, n. 39, p. 10-11, abr. 2005.

BORBA, Angela. A brincadeira como experiência de cultura na educação infantil. Revista Criança do Professor de Educação Infantil, Brasília, DF: MEC, n. 44, p. 12-14, nov. 2007.

CAMARGO, Fátima. Criança e educação: uma trajetória cultural e institucional. Revista Criança do Professor de Educação Infantil, Brasília, DF: MEC, n. 39, p. 12-14, abr. 2005.

COELHO, Nelly. O Conto de Fadas. Revista Criança do Professor de Educação Infantil, Brasília, DF: MEC, n. 38, p. 10-12, jan. 2005.

COUTINHO, Angela; ROCHA, Eloisa. Bases curriculares para a educação infantil? Ou isto ou aquilo. Revista Criança do Professor de Educação Infantil, Brasília, DF: MEC, n. 43, p. 10-11, ago. 2007.

FERNANDES, Claudia. Avaliação sempre envolve uma concepção de mundo. In: BRASIL. Revista Criança do professor de educação infantil. MEC, nov. 2006, n. 41, p. 9-11.

FRADE, I.C.A.S. Revistas pedagógicas: qual é a identidade do impresso? s/d. In: GALVÃO, A.M.O; BATISTA, A. A.G (Orgs). Leitura: práticas, impressos e letramento. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.

GUEDES, Adriane. A comunicação com bebês e com crianças pequenas: A imitação como forma de conhecer o mundo. In: BRASIL. Revista Criança do professor de educação infantil. MEC, dez. 2006, n. 46, p. 10-13.

JUNQUEIRA FILHO, Gabriel de A. Os conteúdos em educação infantil. In: BRASIL. Revista Criança do professor de educação infantil. MEC, ago. 2007, n. 43, p. 12-13.

LIMA, Elvira. A criança de 6 anos no Ensino Fundamental. In: BRASIL. Revista Criança do professor de educação infantil. MEC, dez. 2006, n. 42, p. 12-15.

LOPES, Karina; MENDES, Roseana. Desafios de um novo tempo. In: BRASIL. Revista Criança do professor de educação infantil. MEC, dez. 2006, n. 42, p. 8-9.

NASCIMENTO, Anelise. Currículo e práticas pedagógicas na educação infantil. In: BRASIL. Revista Criança do professor de educação infantil. MEC, ago. 2007, n. 43, p. 14-17.

OLIVEIRA, Wanessa Gorri. A imprensa pedagógica como fonte e objeto para uma escrita da história da educação: em destaque a Prática pedagógica sugerida ao professor de educação infantil pela Revista Criança (1996-2006). 2011. 198 f. Dissertação (mestrado em Educação) -Universidade Estadual de Maringá, Maringá.

PAGEL, Sandra; NASCIMENTO, Aricélia. A criança de 6 anos no ensino Obrigatório: Um avanço social. In: BRASIL. Revista Criança do professor de educação infantil. MEC, dez. 2006, n. 42, p. 10-11.

PEDROSA, Eliane; ABREU, Rosa. Alfabetização e letramento: A experiência de São Luís. In: BRASIL. Revista Criança do professor de educação infantil. MEC, nov. 2007, n. 44, p. 10-11.

ROCHA, A.S.; BERNARDO, D. G. Pesquisa bibliográfica: entre conceitos e fazeres. In: TOLEDO, C. A. A.; GONZAGA, M. T. C. (org.). Metodologia e técnicas nas áreas de Ciências Humanas.Maringá: EDUEM, 2001. p. 101-119.

SOARES, Magda. Alfabetização e letramento. São Paulo: Contexto, 2010.SOARES, Magda. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Letrar é mais que Alfabetizar. Jornal do Brasil. São Paulo, 2001.

VIEIRA, Isabel. O papel dos Contos de Fadas na Construção do Imaginário Infantil. In: BRASIL. Revista Criança do professor de educação infantil. MEC, jan. 2005, n. 38, p. 8-9l.

Downloads

Como Citar

LUCAS, Maria Angélica Olivo Francisco; MONTEIRO, Cicília Rodrigues. Educação, alfabetização e letramento: a Revista Criança e sua seção Caleidoscópio. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 9, n. 26, p. 154–165, 2019. DOI: 10.30612/eduf.v9i26.12774. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/educacao/article/view/12774. Acesso em: 25 dez. 2024.