O livro didático na educação infantil brasileira

uma “inovação” do PNLD 2022

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/eduf.v14iesp.1.19682

Palavras-chave:

PNLD da Educação Infantil, Livro didático, Alfabetização

Resumo

O tema do livro didático na Educação Infantil é motivo de inúmeras discussões por especialistas na área e no contexto pedagógico brasileiro, sendo 2022 a primeira vez que ocorre o Programa Nacional do Livro e Material Didático (PNLD) destinado às crianças desta etapa da Educação Básica. A partir desse contexto, surge o interesse por desenvolver um estudo acerca do livro didático da Educação Infantil, tendo como objetivo analisar quais discursos na área da alfabetização e do letramento estão presentes nestes livros didáticos. A base teórica que pauta este estudo é a dos Estudos Culturais e a abordagem metodológica adotada é a da pesquisa qualitativa do tipo documental. O documento selecionado é o livro Adoletá: volume II: Manual do Professor, para crianças de 5 anos. A análise dos resultados demonstrou que, ao se afastar dos princípios éticos, políticos e estéticos estabelecidos nas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil e dos eixos interações e brincadeira, o livro didático desconsidera os direitos já conquistados no âmbito da Educação Infantil. As atividades propostas no material são baseadas na repetição e memorização, apresentam-se descontextualizadas da realidade e do interesse da criança, sendo que as especificidades da infância e seu período de desenvolvimento não são respeitadas. Analisando o material pode-se concluir que ele serve para consolidar o discurso presente na Política Nacional de Alfabetização, disseminando as ideias defendidas pela ciência cognitiva e pela instrução fônica. Neste contexto, os discursos presentes no livro passam a integrar as práticas docentes cotidianas nas pré-escolas, buscando a regulação da conduta desses sujeitos e da forma de desenvolver seu trabalho docente.

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Biografia do Autor

Meire Luzia de Souza Pereira, Universidade Federal da Grande Dourados

Mestranda em Educação pela UFGD (2022), com especializações em Psicopedagogia Clínica e Institucional (2016) e Metodologia da Educação Infantil e das Séries Iniciais (2001). Graduada em Pedagogia pela Magsul (1999). Tem experiência em Educação, atuando como professora do Ensino Fundamental I (1997-2001), coordenadora pedagógica (2002-2018) e técnica no Departamento Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação de Ponta Porã (2018-2022).

Thaise da Silva, Universidade Federal da Grande Dourados

Professora adjunta da UFRGS e docente permanente do Programa de Pós-graduação em Educação da UFGD. Foi coordenadora do Curso de Pedagogia da UFGD (2014-2017) e coordenadora adjunta do Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil (UFGD/MEC, 2015-2016). Graduada em Pedagogia pela UFRGS (2000), com especialização em Alfabetização pela FAPA (2004). Possui mestrado (2008) e doutorado (2012) em Educação pela UFRGS e pós-doutorado pela UEMS (2017).

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Publicado

2024-12-30

Como Citar

PEREIRA, Meire Luzia de Souza; SILVA, Thaise da. O livro didático na educação infantil brasileira: uma “inovação” do PNLD 2022. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 14, n. esp.1, p. e024006, 2024. DOI: 10.30612/eduf.v14iesp.1.19682. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/educacao/article/view/19682. Acesso em: 18 mar. 2025.