O Podcast como Estratégia Pedagógica: desenvolvendo oralidade e protagonismo nos anos iniciais do ensino fundamental.

Autores

Palavras-chave:

Podcast. Oralidade. Protagonismo estudantil

Resumo

Este artigo visa analisar o uso do podcast como estratégia pedagógica para desenvolver a oralidade e o protagonismo estudantil nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa, baseada na BNCC, destaca a importância das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na educação. A partir de rodas de conversa, realizadas, com estudantes do 5º ano de uma escola do campo em Santa Maria/RS, organizou-se um projeto pedagógico para dar conta de sistematizar o uso do podcast como ferramenta promotora da oralidade e do protagonismo estudantil. Os resultados preliminares indicam que o podcast estimula o engajamento, a argumentação e a expressão oral dos estudantes, amplia a inserção das TICs na educação e potencializa a participação ativa dos estudantes na construção do conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carine Ferreira Machado Virago, UFSM

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede pela UFSM, Especialista e Tecnologias da Educação Aplicadas a Educação pela UFSM, Especialista em Supervisão Escolar. Possui graduação em Historia pela Universidade Federal de Santa Maria (2002) e graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Maria (2011). Atua nas redes estadual e municipal de ensino em Santa Maria/RS.

Vanessa Ribas Fialho, Universidade Federal de Santa Maria

Vanessa Ribas Fialho (FIALHO, V.R.) é professora Associada da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e faz parte do Grupo de Investigações sobre Tecnologias, Ensino e Aprendizagem (GITEA). É docente dos cursos de Graduação em Letras da UFSM e do curso de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede. Possui graduação em Letras Espanhol pela Universidade Federal de Santa Maria (2003); Mestrado em Linguística Aplicada (2005), Doutorado em Linguística Aplicada (2011) e Pós-Doutorado em Letras (2016) pela Universidade Católica de Pelotas, com orientação do prof. Dr. Vilson Leffa. Atualmente está em estágio pós-doutoral na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, sob supervisão da profa. Dra. Maximina Maria Freire. Foi professora da Faculdade Metodista de Santa Maria (FAMES) de março de 2003 até outubro de 2009. Coordenou o Curso de Letras Espanhol EaD da UFSM na Rede Gaúcha de Ensino Superior a Distância (REGESD) e também atuou como Coordenadora de curso e de Tutoria do Curso de Letras Espanhol EaD da UFSM em parceria com o sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). Exerceu a função de Coordenadora Geral da UAB na UFSM de agosto de 2020 a julho de 2023. Atuou na subchefia de departamento do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas (DLTE) da UFSM, de dezembro de 2021 a dezembro de 2023. Participou por duas vezes como avaliadora do Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) em língua estrangeira.Tem experiência na área de Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de professores, Ensino Mediado por Tecnologias Digitais, Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) aplicadas à educação, Educação a Distância (EaD), Objetos de Aprendizagem (OAs), Recursos Educacionais Abertos e Formação de Comunidades Virtuais. 

Downloads

Publicado

15-12-2025

Como Citar

Virago, C. F. M., & Fialho, V. R. (2025). O Podcast como Estratégia Pedagógica: desenvolvendo oralidade e protagonismo nos anos iniciais do ensino fundamental. EaD & Tecnologias Digitais Na Educação, 13(20). Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/ead/article/view/20509

Edição

Seção

Artigos