O Podcast como Estratégia Pedagógica: desenvolvendo oralidade e protagonismo nos anos iniciais do ensino fundamental.
Palabras clave:
Podcast. Oralidade. Protagonismo estudantilResumen
Este artigo visa analisar o uso do podcast como estratégia pedagógica para desenvolver a oralidade e o protagonismo estudantil nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa, baseada na BNCC, destaca a importância das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na educação. A partir de rodas de conversa, realizadas, com estudantes do 5º ano de uma escola do campo em Santa Maria/RS, organizou-se um projeto pedagógico para dar conta de sistematizar o uso do podcast como ferramenta promotora da oralidade e do protagonismo estudantil. Os resultados preliminares indicam que o podcast estimula o engajamento, a argumentação e a expressão oral dos estudantes, amplia a inserção das TICs na educação e potencializa a participação ativa dos estudantes na construção do conhecimento.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
