O Podcast como Ferramenta Inclusiva na Educação Infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/eadtde.v12i14.17694

Palavras-chave:

Tecnologias digitais, Podcast, Educação infantil

Resumo

Este artigo questiona: como agregar o podcast e a literatura com a finalidade de possibilitar novas práticas pedagógicas no processo de inclusão na educação infantil? Acredita-se que o podcast pode ser utilizado em diferentes áreas educacionais como uma ferramenta da cibercultura, podendo auxiliar pessoas com diferentes tempos para processar informações, pessoas com deficiência/limitação visual, dentre outros. Acredita-se também que o podcast, se utilizado no contexto educacional, tende a possibilitar mais autonomia ao educando. Objetiva-se apresentar contornos relativos a conversas informais realizadas por ocasião de preliminar de pesquisa. Análise dos dados sugere que o uso de podcasts em salas de aula tende a viabilizar uma participação mais ativa dos alunos, que podem tornar-se, assim, construtores do próprio conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Abreu da Silva Oliveira Lima , UNICARIOCA

Professosra

Rosa Lidice de M. Valim , UNICARIOCA

Professora

Veronica Eloi de Almeida , UNICARIOCA

Professora

Downloads

Publicado

17-11-2023

Como Citar

Lima , M. A. da S. O., Valim , R. L. de M., & Almeida , V. E. de. (2023). O Podcast como Ferramenta Inclusiva na Educação Infantil. EaD & Tecnologias Digitais Na Educação, 12(14), 37–48. https://doi.org/10.30612/eadtde.v12i14.17694

Edição

Seção

Artigos