Educação 4.0 Como a Inteligência Artificial Está Redefinindo o Ensino
DOI:
https://doi.org/10.30612/eadtde.v12i17.19538Palavras-chave:
Educação 4.0, Inclusão digital, Ética na IA, Inteligência ArtificialResumo
: A Educação 4.0 representa uma transformação paradigmática no campo educacional, impulsionada pela integração da Inteligência Artificial (IA). Este artigo examina como a IA está redefinindo o ensino, desde a personalização do aprendizado até a automação de tarefas administrativas. Através de algoritmos avançados, a IA oferece experiências de aprendizado adaptativas, atendendo às necessidades individuais dos alunos e promovendo um ensino mais inclusivo e eficaz. Além disso, a análise de dados educacionais permite uma avaliação mais precisa do desempenho estudantil, facilitando intervenções pedagógicas oportunas. No entanto, a implementação da IA na educação também levanta questões éticas e desafios que precisam ser abordados para garantir um uso responsável e equitativo dessa tecnologia. Este estudo busca fornecer uma visão abrangente das oportunidades e desafios apresentados pela Educação 4.0, destacando seu potencial para transformar o futuro do ensino e da aprendizagem.
Downloads
Downloads
Publicado
Versões
- 27-01-2025 (2)
- 27-01-2025 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.