O que pensam professores e alunos universitários pós-ensino remoto: uma análise psicossociologia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/eadtde.v11i13.17319

Palavras-chave:

Ensino Remoto Emergencial, Docentes, Universitários, Representações Sociais

Resumo

Este estudo objetivou apreender as representações sociais elaboradas por professores e alunos universitários acerca do ensino remoto emergencial - ERE. Participaram do estudo professores e estudantes universitários e responderam à Técnica de Associação Livre de Palavras, além do questionário sociodemográfico. Os resultados para o estímulo indutor ensino remoto emergiram manifestações avaliativo-valorativas de acordo com o caráter emergencial do fenômeno e a dimensão afetivo-comportamental, pelo enfrentamento do novo. No estímulo híbrido emergiram manifestações também na esfera sociocultural, relativas à inovação tecnológica e metodológica. À medida que os participantes refletem sobre a experiência do ensino remoto e o futuro do ensino superior, apresenta-se um universo consensual ao modelo híbrido.

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Biografia do Autor

Izabel Cavalcanti Barros Lamenha Pinto , UFPB

Docente da UFPB

Maria da Penha de Lima Coutinho, UFPB

Docente da UFPB

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Publicado

2023-07-15

Como Citar

Pinto , I. C. B. L., & Coutinho, M. da P. de L. (2023). O que pensam professores e alunos universitários pós-ensino remoto: uma análise psicossociologia. EaD & Tecnologias Digitais Na Educação, 11(13), 16–27. https://doi.org/10.30612/eadtde.v11i13.17319

Edição

Seção

Artigos