Uso das TDIC no ensino interdisciplinar: percepções de residentes pedagógicos em ciências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/eadtde.v12i17.19539

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, Ensino Remoto, Interdisciplinaridade, Tecnologias Digitais

Resumo

As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) estão cada vez mais in-tegradas à educação, tornando essencial que os docentes desenvolvam práticas peda-gógicas digitais para promover a aprendizagem significativa dos estudantes. Este estu-do, de natureza qualitativa, investigou as percepções de residentes pedagógicos em re-lação ao uso TDIC na promoção de um ensino interdisciplinar durante o Ensino Remo-to Emergencial (ERE). Para isso, foram aplicados questionários online com perguntas relacionadas à temática e foram analisados os relatos de experiências cedidos pelos re-sidentes. Os dados foram tratados pelo método de análise de conteúdo. Esse processo teve como base norteadora duas categorias escolhidas a priori: Contribuições das TDIC para promover a interdisciplinaridade no ensino de Ciências e Desafios da utili-zação das TDIC para a promoção da interdisciplinaridade no ensino de Ciências. Os resultados mostraram que, embora os residentes utilizassem as TDIC ao longo do pro-cesso educacional, alguns enfrentaram dificuldades em adaptar práticas interdisciplina-res ao ERE. Dentre os principais desafios, os que tiveram destaque foram a baixa par-ticipação dos alunos, insuficiência de recursos tecnológicos e problemas de conexões. O estudo evidenciou a necessidade de mais formações docentes contínuas sobre a te-mática, além de investimentos em infraestrutura e suporte tecnológico nas escolas pú-blicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maycon dos Santos Souza , UNEB

UNEB

Gisele Soares Lemos Shaw , UNIVASF

UNIVASF

Downloads

Publicado

27-01-2025 — Atualizado em 27-01-2025

Versões

Como Citar

dos Santos Souza , M., & Soares Lemos Shaw , G. (2025). Uso das TDIC no ensino interdisciplinar: percepções de residentes pedagógicos em ciências. EaD & Tecnologias Digitais Na Educação, 12(17), 107–116. https://doi.org/10.30612/eadtde.v12i17.19539