Análise da prática docente no processo de ensino de programação orientada a objeto mediado por meio de rede social educativa
Palavras-chave:
Programação orientada a objeto. Aprendizagem colaborativa. Rede social educacional.Resumo
Esta dissertação tem como objetivo analisar a efetividade do ensino de Programação Orientada a Objeto (POO) mediado por plataforma social educacional para propor melhorias dos estilos de interação de colaboração e percepção visando aprimorar a experiência dos usuários nessas atividades. Como método corresponde às etapas de progresso que consistem na fase exploratória, a delimitação do estudo, a preparação das atividades, a análise sistemática e a elaboração do relatório. Para amostragem proposital será estudantes da disciplina de Programação Orientada a Objeto do curso presencial de Licenciatura em Computação. Os resultados do estudo mostram que a combinação da ferramenta colaborativa para o ensino de programação orientada a objeto é apresentado como uma nova metodologia de ensino para que o professor reflita sua prática de ensino, passando de transmissor do conteúdo para mediador do processo de obtenção do conhecimento. Estes resultados permitiram propor novos requisitos funcionais que venham a melhorar a Rede Social Educacional – REDU, que favoreça uma educação mais colaborativa por meio da mediação dos docentes e estudantes na execução de suas atividades de ensino.Downloads
Referências
.JUNIOR, D.P., FREITAS, R.L. Estratégias para melhorar os processos de abstração na disciplina de Algoritmos. XXI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. João Pessoa, PB, Brasil, 2010.
FRANÇA, E.L.; FELIX, Z.C.; SOUZA, M.S.; CARNEIRO, T.B.; SOUSA, P.R.C; FILHO, C.A.P.D. Utilização de Objetos de Aprendizagem em Sistemas Tutores Inteligentes para o ensino da Programação. VII SEGeT - Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia. 2010.
BOOCH, Grady. “Object‐Oriented Analysis and Design”. Second Edition. The Benja‐min/Cummings Publishing Company, Inc., 1994.
GUERRAOUI, Rachid at all. “Strategic Directions in Object‐Oriented Programming”. Computing Surveys, Vol. 28, No 4, December 1996, pp, 691‐737.
RUMBAUGH, J. Modelagem e Projetos Baseados em Objetos: Rio de Janeiro: Editora Campus, 1994.
LIU, Li, LIU, Jiang, ZHUANG, Hong, WANG, Zhaoqing. 2009. LCM Exploration and Practice In OOP Teaching. International Conference on Scalable Computing and Communications;
The Eighth International Conference on Embedded Computing. IEEE.
LAI, CHIEN‐HUNG, LIN, WEI‐CHING, JONG, BIN‐SHYAN, HSIA, YEN‐TEH. 2013. Java Assist Learning System for Assisted Learning on Facebook. IEEE.
CHORFI, A. ZIDANI, A. LEZZAR, F. 2012. Building a shared editing workspace for learners' cooperative programming. Education and e‐Learning Innovations (ICEELI), 2012 International Conference on.
MORGADO, L. FONSECA, B. MARTINS, P. PAREDES, H. 2012. Social
networks, microblogging, virtual worlds, and Web 2.0 in the teaching of programming techniques for soft‐ware engineering: A trial combining collaboration and social interaction beyond college. Global Engineering Education Conference (EDUCON), 2012 IEEE.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.